A executiva estadual do partido Solidariedade formalizou, nesta quarta-feira (11), o apoio da sigla ao aliado da base e recém declarado pré-candidato Fábio Novo (PT) na disputa pela Prefeitura de Teresina nas eleições de 2024. O apoio foi anunciado em reunião com correligionários na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Entretanto, o anúncio de apoio ao pré-candidato é contra a recomendação da direção nacional do partido, que havia solicitado candidatos majoritários em todos os estados do Brasil. Conforme as informações, a decisão de apoiar o petista veio à tona após votação interna do SDD. O placar contabilizado foi de 12 votos a favor e 3 contra.
“A deliberação coletiva pesou na decisão. Como já somos da base, nós avaliamos e achamos que a melhor alternativa nesse momento, a maioria, é caminhar nessa pré-campanha com o pré-candidato Fábio Novo”, disse Dilson Resende, presidente municipal do Solidariedade.
Para a vice-presidente estadual da legenda, Josiane Campelo, que também é secretária de Estado do Esporte, a caminhada com Fábio Novo possibilitará, segundo ela, a “reconstrução” de Teresina. "Somos um partido democrático e coletivo e é dessa forma que queremos reconstruir Teresina. Seguimos agora ao lado de Fábio Novo, que mostrou sua proficiência diante da gestão pública e como líder do governo", argumentou.
União dos partidos da base
Ao O Dia, o presidente estadual do SDD, deputado Evaldo Gomes, relatou que a parceira com Novo é de longas datas, tendo a sigla apoiado o pré-candidato em 2020 quando ele concorria às eleições.
“Em 2020 já estávamos ao lado do Fábio Novo. Nós indicamos o vice naquela eleição. Novo hoje é um projeto político, uma liderança nova, como bem disse o governador Rafael Fonteles. Ele é um pré-candidato da base e que tem a preferência da população”, disse o parlamentar reiterando o apoio para unir a base aliada, composta ainda por MDB, PSD e PSB.
Na oportunidade, Fábio Novo comemorou o apoio do Solidariedade e afirmou que há um movimento em prol de Teresina.