A repórter do Sistema O Dia de Comunicação, Emelly Alves, conquistou nesta terça-feira (12) o primeiro lugar do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Em sua 10ª edição, a premiação reconheceu as melhores notícias veiculadas na imprensa sobre a contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
A premiação acontece em etapas: a primeira, em nível estadual, ocorreu hoje (12) na sede do Sebrae em Teresina e classificou os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional. A jornalista Emelly Alves venceu em primeiro lugar na categoria Texto e, agora, representará o Piauí na etapa regional da premiação.
Ao todo, o 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo teve 42 inscritos entre as categorias Texto, Áudio, Foto e Vídeo. Na categoria Texto, na qual Emelly concorreu, haviam 24 trabalhos inscritos. Ela ficou em primeiro lugar entre os 15 melhores selecionados, recebendo o troféu da categoria estadual. A repórter do Sistema O Dia, Isabela Lopes, também ficou entre os outros 14 finalistas.
A matéria com a qual Emelly Alves ganhou a etapa estadual do Prêmio de Jornalismo do Sebrae foi publicada no dia 3 de junho no Portalodia.com. O texto fala sobre empreendedorismo no artesanato do Piauí e como os pequenos negócios desse ramo são sucesso em vendas tanto na modalidade convencional quanto no e-commerce. A repórter explica como foi o processo de produção. O link para acesso à matéria na íntegra encontra-se ao final desta reportagem.
“Eu conversei com uma artesã de cerâmica e ela me apresentou a empresa dela, como nasceu e como ela vem desenvolvendo seu negócio. Falei também com mãe e filha que trabalham juntas em uma loja online de crochê. A mãe produz as peças e a filha cuida do marketing e do atendimento ao cliente. Procurei focar no artesanato como um pilar no desenvolvimento econômico e social do Piauí”, disse Emelly.
Este é o segundo prêmio que a repórter conquista na carreira. Em 2021, quando ainda era estagiária de Jornalismo no Sistema O Dia, Emelly também conquistou o primeiro lugar na categoria Texto no 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Hoje formada, ela diz ser uma honra ter seu trabalho reconhecido.
Além do Prêmio Sebrae de Jornalismo, Emelly Alves também já conquistou outros três prêmios de reportagem com o nome do Sistema O Dia. Para a editora-chefe do Jornal O Dia, Ithyara Borges, a trajetória da jornalista é um exemplo de como a marca O Dia se mantém consolidada no mercado como símbolo de credibilidade.
“Prêmio de reportagem valoriza o microempreendedorismo”
Presente a premiação, o superintende estadual do Sebrae Piauí, Júlio César Filho, destacou que o Prêmio Sebrae de Reportagem é um incentivo à economia do Estado e uma forma de valorizar o trabalho fundamental da imprensa para a o crescimento social. “Premiamos aqui os profissionais da imprensa que destacam a importância dos pequenos negócios na economia piauiense. É uma satisfação muito grande ver os vencedores nas áreas premiadas tendo a chance de representar nosso Estado na etapa regional”, comentou.
A etapa nacional do 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo está prevista para acontecer em novembro.