O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou no último domingo (21) a chapa que disputará a Prefeitura de Teresina em outubro. Durante a conferência eleitoral do diretório a sigla ratificou os nomes de Francinaldo Leão, pré-candidato a prefeito e Maria Lúcia pré-candidata a vice-prefeita, ambos serão apresentados à Federação Psol-Rede.
Internamente a definição foi alvo de várias críticas, já que o professor Gisvaldo Oliveira tinha sido escolhido como pré-candidato no pleito. Através de uma carta, publicada nas redes sociais, Gisvaldo chamou a decisão de “vergonhosa” e afirmou que a “democracia interna do partido estaria ameaçada por uma manobra política”.
Segundo a direção do PSOL duas chapas foram inscritas junto ao diretório municipal e estavam aptas para deliberação na conferência eleitoral deste domingo: de Gisvaldo Oliveira e Cyntia Falcão como vice e a composta por Francinaldo Leão e Mária Lúcia. A ausência da primeira chapa foi registrada, porém Gisvaldo estaria em Brasília cumprindo agenda de movimentos do partido.
Segundo a direção municipal a conferência teve a presença de dez membros da direção municipal de 15 aptos a votar.
“O partido decidiu pela construção de um programa eleitoral de defesa do Direito à Cidade para uma Teresina Popular e Periférica que tem a seguinte síntese de sua resolução de tática eleitoral e da situação política-administrativa de Teresina”, afirmou a sigla em comunicado.
O diretório municipal ainda fez críticas ao Prefeito Dr. Pessoa e gestões anteriores.
“O problema da gestão Pessoa para além de ser um problema de gestão segue o modelo de cidade excludente das administrações dos últimos vinte anos, que sabidamente mantém um discurso que mantiveram uma gestão mais eficiente. Porém, como sabemos não basta melhorar a eficiência, é preciso outro modelo de cidade que seja mais democrática, popular e periférica”, diz o artigo publicado pelo grupo.
Saiba quem são os Pré-candidatos à Prefeitura de Teresina
Silvio Mendes (União Brasil)
O ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes, é o pré-candidato que disputará a cadeira do Palácio da Cidade pelo União Brasil. Com chapa definida, seu pré-candidato a vice é o deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos).
Fábio Novo (PT)
O deputado estadual, Fábio Novo, também entrou para a disputa pela Prefeitura de Teresina. O pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) também já tem seu pré-candidato a vice, trata-se do diretor do Hospital Universitário, Dr. Paulo Márcio (MDB).
Dr. Pessoa (PRD)
O atual prefeito de Teresina também lançou sua pré-candidatura em busca de sua reeleição na capital. Agora pelo PRD, Dr. Pessoa ainda não definiu quem será seu pré-candidato a vice, mas já sinalizou a vaga será ocupada por uma mulher.
João Vicente Claudino (PSDB)
O ex-senador João Vicente Claudino é outro pré-candidato a prefeito de Teresina. JVC concorrerá à cadeira do executivo municipal, mas ainda não tem pré-candidato a vice escolhido.
Tonny Kerley (Partido Novo)
Outro pré-candidato a prefeito de Teresina é o professor e economista Tonny Kerley. Sem histórico na política, Kerley disputará a Prefeitura de Teresina pelo Partido Novo. Sem pré-candidato a vice definido.