Portal O Dia

Piauí terá unidade hospitalar destinada exclusivamente ao tratamento do câncer; saiba mais

Foi assinada, nessa segunda-feira (18), a ordem de serviço para a construção do “Instituto do Amor”, primeira unidade de serviço público do Piauí dedicado exclusivamente ao tratamento de câncer. O estabelecimento ficará anexado ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). Na ocasião, também foram entregues 60 camas hospitalares, longarinas e outros bens essenciais para o funcionamento adequado do hospital.

Arquivo / O Dia
Hospital Universitário da UFPI - HU UFPI

A implantação da unidade especializada trará grandes benefícios para a população, pois irá ampliar a oferta de tratamento oncológico no Estado. Atualmente, muitos pacientes precisam se deslocar para outras regiões em busca de atendimento, o que gera gastos elevados e inconveniências. Com o Instituto do Amor em funcionamento, os piauienses terão acesso a tratamentos modernos e de qualidade, sem precisar deixar o Piauí.

O reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes, comemorou a destinação de recursos públicos para a construção do empreendimento aos piauienses.

Todos os investimentos aqui feitos, serão de extrema relevância daqui a algumas décadas, quando poderemos constatar o impacto positivo que a instalação de uma unidade especializada em câncer terá no estado. O "Instituto do Amor" será responsável por cuidar da saúde dos piauienses e de todos os brasileiros que buscarem atendimento no HU

Gildásio GuedesReitor da UFPI

A unidade hospitalar será vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). O diretor do HU-UFPI, Dr. Paulo Márcio, destacou que a assinatura da OS é um importante passo em direção a uma saúde mais humana e eficaz.

“Essa é uma notícia que enche nosso coração de esperança e otimismo, pois sabemos o grande impacto que o câncer pode trazer na vida das pessoas e suas famílias. E, podendo oferecer um local especializado e dedicado ao tratamento dessa enfermidade, é um passo fundamental para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, disse.

Participaram também da assinatura da OS o senador Marcelo Castro (MDB), o vice-governador Themistocles Filho, autoridades e gestores do HU-UFPI.

Divulgação/UFPI
Gildásio Guedes (à esquerda), Paulo Márcio, Marcelo Castro e Themistocles Filho.

Centro de convivência

Além da assinatura da Ordem de Serviço do Instituto do Amor, foi também colocado na pauta a construção do Centro de Convivência. O local, por sua vez, deverá proporcionar um ambiente mais acolhedor e humanizado para os pacientes em tratamento, oferecendo espaços de lazer, descanso e interação, visando a melhoria da qualidade de vida durante o período de internação.