Os servidores da Prefeitura de Teresina receberão seus salários de fevereiro antecipadamente na próxima sexta-feira (28), conforme anúncio feito pelo prefeito Sílvio Mendes nesta manhã. Em reunião com o secretário de Finanças, Edgar Carneiro Filho, o gestor informou que os vencimentos serão depositados na sexta e os pagamentos serão feitos, no mais tardar, no sábado de carnaval. A injeção de recursos com a antecipação do pagamento será da ordem de R$ 61 milhões.
A antecipação do pagamento dos salários de fevereiro foi feita pela Prefeitura como uma forma de proporcionar ao servidor brincar o Carnaval com alguma folga e fazer o dinheiro circular durante os dias de festa, o que, consequentemente, movimenta a economia local. “Isso é importante, porque você vai liberar este recurso para a população usufruir dele no período do Carnaval. Seja para brincar, para descansar com a família, para fazer o investimento que for necessário”, diz Edgar Filho.
O secretário pontuou ainda que a Prefeitura está trabalhando para manter os pagamentos dos salários dos servidores dentro do mês trabalhado, mas que, por enquanto, ainda não pode prometer nada, já que a tabela já foi definida. A situação financeira da Administração Municipal de Teresina hoje é grave, segundo o gestor, e ainda demanda algumas medidas de contenção.
Carnaval
O prefeito Silvio Mendes já havia informado que a Prefeitura de Teresina não irá promover as festas públicas, como o tradicional Corso, devido contingenciamento orçamentário. Entretanto, o gestor municipal ressaltou que a prefeitura apoia as festividades carnavalescas, dando apoio logístico.
“O carnaval é a festa popular mais importante do Brasil inteiro. A Prefeitura vai estar presente com segurança, organização do trânsito, banheiros higiênicos. É preciso pagar o salário do servidor”, disse.
Prefeitura vai negociar dívidas com trabalhadores
Durante a reunião com a equipe financeira da Prefeitura, o prefeito Sílvio Mendes pediu prazo de seis meses para equilibrar financeiramente as contas públicas. O objetivo, segundo ele, é primeiramente cumprir tudo que é obrigação e, em seguida, verificar todos os processos de quem prestou serviço efetivamente de dezembro para trás. “Vamos ver o que está se devendo e se for constatado como tal, será pago e negociado, porque a Prefeitura não tem capacidade de pagar uma dívida enorme que nós recebemos”, pontuou o prefeito.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.