Portal O Dia

Operação Interditados V: 20 pessoas são presas por compra e venda de celulares roubados

A Superintendência de Operações Integradas (SOI) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (01), a Operação Interditados V, que tem como objetivo coibir a compra e venda de celulares roubados em Teresina. Ao todo, 20 pessoas foram presas e 41 aparelhos foram apreendidos. A ação aconteceu na Praça da Bandeira, no Centro da capital.

Leia também: Em um dia, mais de 180 celulares foram roubados em Teresina

Divulgação/SSP
celulares roubados aparelho celular furtado

De acordo com o delegado Felipe Bonavides, a praça foi totalmente interditada pelas equipes policiais para que fosse possível realizar a verificação dos aparelhos celulares vendidos no local.

“A quantidade de pessoas conduzidas é resultado de uma mudança de estratégia, a partir de um mapeamento realizado na Praça da Bandeira. Isso evitou que as pessoas que estivessem sujeitas a responsabilização criminal pudessem escapar e foi fundamental para identificar diversos suspeitos”, explica o delegado.

Jailson Soares/ODIA
Delegado Felipe Bonavides

Conforme o delegado, as pessoas conduzidas são suspeitas de receptação qualificada, receptação culposa e tráfico de drogas. “Nós encontramos não só pessoas fazendo atividade comercial de aparelhos roubados, como também uma pessoa com mandado de prisão em aberto. Cada um irá responder de acordo com a autuação que foi feita”, destaca Felipe Bonavides.

A operação contou com o apoio da Polícia Civil do Piauí, Diretoria de Operações Especializadas, Diretoria de Polícia do Interior, Polícia Milita e ROCAN. Ao todo, participaram da operação mais de 100 policiais. 

Posto de policiamento será instalado na Praça da Bandeira

O Superintendente de Operações Integradas da SSP/PI, Delegado Matheus Zannata, explicou que será montado no local um posto temporário da Polícia Militar na Praça da Bandeira, a fim de reduzir a prática criminosa na região. 

“Nós fizemos uma parceria com a prefeitura de Teresina para a instalação de um ponto fixo no local. O objetivo é coibir a ação dos lanceiros”, aponta o delegado. 

Vale ressaltar ainda que, ao decorrer dos próximos meses, novas operações devem ser realizadas no local. 

Assis Fernandes/ODIA
Delegado Matheus Zanatta

Celulares recuperados são devolvidos aos proprietários

A operação Interditados está em sua 5ª fase. Desde o inicio do ano, os celulares recuperados estão sendo devolvidos aos seus proprietários originais. Além disso, até o final do ano, cerca de 20 mil pessoas serão intimadas a devolverem aparelhos roubados.

Para o Secretário de Segurança, Chico Lucas, a medida tem como finalidade conscientizar a população da importância de não adquirir aparelhos de procedência duvidosa, além de coibir o roubo e furto em todo o Estado do Piauí. “As pessoas precisam entender que, ao comprarem celulares roubados, elas estão financiando outros crimes”, finalizou o secretário.