A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) iniciou a obra de contenção de uma cratera que se formou em um trecho do acostamento da Avenida Henry Wall de Carvalho, próximo à Nova Ceasa, na Zona Sul de Teresina. O objetivo da obra é impedir a erosão e garantir a segurança da população e dos veículos que transitam nessa área.
Os reparos foram iniciados no dia 20 de junho e envolvem a construção de uma contenção em concreto ciclópico. Esse sistema de construção envolve a incorporação de até 30% de grandes pedras no concreto convencional.
Segundo o diretor de Asfalto da ETURB, Juca Alves, as equipes já realizaram uma limpeza da área afetada para facilitar a execução dos serviços. “Essa estrutura foi projetada para resistir às cargas do solo de forma segura para evitar problemas futuros”, explicou.
Após a construção do muro, o sistema de microdrenagem atingido pela erosão também será recuperado. Diante da complexidade da obra e do acesso da equipe ao local, estima-se que os serviços serão finalizados em 40 dias.
O projeto da obra que deverá solucionar definitivamente os problemas da via está em fase de licitação. O objetivo é recuperar totalmente a base da via, fazer o recapeamento da área afetada e finalizar as obras de drenagem para impedir que futuramente as águas das chuvas se acumulem e causem novos danos.
Desmoronamento preocupa motoristas e moradores
No dia 15 de junho, o O Dia foi ao local e conversou com moradores do bairro Parque São João, na Zona Sul de Teresina. Eles relataram os medos dos riscos e dos prejuízos após o desmoronamento de parte do acostamento da Avenida Henry Wall de Carvalho. De tão grande, a cratera já começou a atingir parte do asfalto no trecho entre a Chesf e a Ceasa.