Portal O Dia

Obra de ampliação do aeroporto de Teresina será entregue em novembro

As obras do terminal de passageiros do Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, serão entregues no próximo mês de novembro, segundo as estimativas da administradora do espaço, a CCR Aeroportos. A empresa assumiu a gestão do aeroporto da capital em 2022 e as obras iniciaram em agosto de 2023 com um investimento total de R$ 156 milhões. Nesta quarta-feira (11), o Portalodia.com participou de uma visita guiada ao canteiro de obras do aeroporto, que já se encontram avançadas em 89%.

Divulgação/CCR Aeroportos
Obra de ampliação do aeroporto de Teresina será entregue em novembro

O projeto visa aumentar a segurança e conforto para o passageiro que utiliza o terminal aeroportuário em Teresina. Hoje, o aeroporto da capital opera uma média diária de 26 voos além de 10 operações de aviação geral. Semanalmente passam pelo aeroporto cerca de 21 mil passageiros e a expectativa com a ampliação é de que esta capacidade de operação seja dobrada.

Maria Clara Estrêla/O Dia
Obras de ampliação do aeroporto de Teresina estão avançadas

Para tanto, estão sendo implementadas a seguintes melhorias: implantação de conectores entre as áreas de embarque e as aeronaves, ampliação do estacionamento, adequação viária de acesso ao aeroporto, adequação das áreas de escape das pistas de pouso e decolagem, as chamadas RESAs, à legislação vigente, construção do novo pátio de aeronaves para oito posições e adequação de taxiway de acesso aos hangares.

A sala de embarque também será ampliada em quase três vezes, além de um sistema de climatização modernizado que será implantado.

“A cereja do bolo é que o embarque será feito por pontes. Teremos duas pontes de embarque, os fingers, que vão proporcionar o acesso do passageiro da sala de embarque direto até a aeronave com maior conforto. Isso não elimina nossa operação remota, que é quando o passageiro embarca e desembarca direto na aeronave por meio de escadas no meio do pátio. Nosso pátio terá capacidade para oito aeronaves de grande porte, mas em voos simultâneos, serão até duas pontes de embarque”, explica Rogério Guimarães, gerente de engenharia da CCR Aeroportos.

Maria Clara Estrêla/O Dia
Rogério Guimarães é gerente de Engenharia da CCR Aeroportos

De acordo com ele, o terminal de passageiros será aumentado em quase 10 mil metros quadrados. A sala de restituição de bagagens também será aumentada, bem como a área destinada ao varejo e à praça de alimentação. Ingrid Mimoso, gerente do Aeroporto de Teresina, explica que a experiência do passageiro ao utilizar o terminal aeroportuário será nova.

“Acredito que com esta reforma a gente vai trazer essa experiência renovada e a capital, Teresina, será alçada a um patamar a nível de outros grandes aeroportos. Teremos, por exemplo, sala VIP, sala de embarque adequada, pontes de embarque, banheiros grandes e reformados, ar-condicionado central, que era uma demanda antiga do espaço, além da padronização e renovação do que hoje é o aeroporto de Teresina”, discorre Ingrid.

Maria Clara Estrêla/O Dia
Com a ampliação, embarque de passageiros será feito por pontes

No momento, estão em andamento na reforma do Aeroporto de Teresina: execução da expansão Norte, expansão Sul e expansão Oeste; expansão da sala de embarque no primeiro pavimento, plantio de grama na nova área de escape, adequação das canaletas e faixa preparada, execução do pátio de aeronaves e estacionamento. Já foram finalizadas a construção de novos balcões de vendas, reservas e informações (BVRIs), demolição dos hangares, construção de conectores, construção de sanitários feminino e família no térreo, novo SVI, nova subestação e a construção de três novos terminais de cargas para as companhias aéreas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.