Portal O Dia

Nova secretária da Assistência Social de Teresina garante que serviços não terão descontinuidade

A nova secretária de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Socorro Bento, que assumiu o cargo após a saída de Allan Cavalcante para disputar vaga na Câmara Municipal de Teresina, explicou que os serviços que são desenvolvidos pela Semcaspi não sofrerão descontinuidade com a mudança de comando. Socorro é assistente social e ocupava o cargo de secretária Executiva da pasta municipal.

Em entrevista ao programa O Dia News, da O Dia Tv, ela disse que participou nos últimos anos do planejamento para a área da Assistência Social da capital e esteve responsável por programas da Semcaspi, o que deve facilitar a continuidade dos projetos.

“O desafio é grande, mas como eu já estava na pasta não é algo novo. É algo que já vivenciava administrativamente. Já tínhamos um plano para 2024. Nosso desafio nesse período que temos até dezembro é executar todo o nosso planejamento e fazer com que a população tenha acesso aos serviços seja ele de base, em situações de violências e de acolhimento”, afirmou. 

Divulgação / Ascom
Socorro Bento

Ela lembrou que a Semcaspi é responsável entre outras coisas pela atuação dos 19 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), dos abrigos permanentes para pessoas em situação de rua e a coordenação do programa Bolsa Família.

Chuvas

Socorro Bento comentou ainda que a Assistência Social é uma das secretarias que atua em casos de emergências, como nesse período chuvoso. “Temos um comitê emergencial que se reúne semanalmente e reúne todas as secretarias que podem contribuir, como Saúde, Educação, SAADs. Os mapeamentos são feitos através da Defesa Civil. Quando surgir a necessidade, estaremos preparados”, disse.

Venezuelanos

A nova secretária também esclareceu o serviço assistencial que é prestado aos venezuelanos refugiados na capital. “Teresina hoje é o lugar que mais acolhe venezuelanos, que também são indígenas. A Semcasp tem quatro abrigos em parceria com a secretaria de Assistência Social do estado. A Sasc sede os locais e a Assistência municipal têm recursos federais para a alimentação, higiene e inclusão em todos os serviços”, concluiu.