As faixas exclusivas para ônibus, em Teresina, foram liberadas para a circulação de motociclistas no início deste ano. A mudança é válida para motoristas que atuam em atividade comercial, como os de aplicativo, e para a população em geral. Porém, alguns condutores continuam com dúvida em relação à aplicação de multa.
Adriano Barreto, diretor de Transporte Público da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), enfatizou que nenhum motociclista será multado por circular nas faixas dos ônibus. A orientação é apenas que os condutores circulem dentro da velocidade recomendada na via. Para essa categoria, não há necessidade de cadastro.
Entretanto, outras mudanças no trânsito estão previstas para os próximos dias. Uma delas é uma plataforma para cadastro dos motoristas de carros de aplicativo. O diretor de Transporte Público da Strans explica que o projeto ainda está na primeira fase, no qual está sendo elaborada uma plataforma, através da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), para cadastrar esses condutores.
“Na segunda fase, esses motoristas cadastrados deverão comparecer pessoalmente ao órgão para ser feita uma vistoria no veículo e a validação da documentação. Acredito que em 15 dias já tenhamos um protótipo e começaremos alguns testes de aplicabilidade da plataforma. Em seguida, vamos liberar os cadastros para os usuários”, disse, destacando também que, em breve, também será feito o cadastramento dos motoristas de táxi.
Para os motoristas que operam em plataformas, o cadastro será feito no turno da tarde, já os taxistas deverão fazer o cadastro no turno da manhã. Assim que a plataforma estiver concluída, a Strans fará a divulgação através dos canais oficiais do órgão e da Prefeitura de Teresina, bem como as respectivas datas e documentos necessários.
Os pré-requisitos necessários para o cadastro
- veículo com idade de até 10 anos;
- seis meses de atividade operando como motorista por aplicativo;
- número mínimo de 1.800 viagens realizadas;
- CNH com EAR (categoria especial que permite ao motorista exercer atividades remuneradas”.
A estimativa da Strans é que Teresina tenha, aproximadamente, entre 6 a 8 mil pessoas operando como motoristas por aplicativo.
Nesta quarta-feira (29), o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, afirmou que até o final de fevereiro terá solução para o transporte coletivo. A liberação das faixas de ônibus, segundo Adriano Barreto, não irá prejudicar a fluidez das vias.
“Essa liberação das faixas exclusivas dos ônibus para motociclistas, motoristas por aplicativo e taxistas, não irá prejudicar o tráfego dos coletivos, e esses veículos que forem cadastrados estarão sinalizados com adesivos. Essa prática, pela experiência que se tem de outros locais que já foram aplicados, demonstrou que não prejudica o transporte público. Vale lembrar que essa autorização será válida para todas as vias que têm corredor exclusivo de ônibus”, conclui o diretor de Transporte Público.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.