O delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Wilon Araujo, disse ao PortalODia.com que a mãe de uma criança, que foi flagrada incentivando a filha a maltratar um cachorro em Teresina, poderá ser responder por crime de maus-tratos e corrupção de menores. O vídeo, que viralizou nas redes sociais, indignou vários usuários pela atitude cruel.
De acordo com o delegado, o caso chegou ao conhecimento da polícia após a repercussão na internet. A mulher foi convocada pelos policiais para prestar esclarecimentos acerca do fato.
Wilon Araujo ressaltou ainda que a mulher estimulou a criança a realizar o suposto crime contra o animal, e que, segundo ele, é caracterizado como corrupção de menores.
“Existe o crime de corrupção de menores e ela utilizar a criança para praticar o maus-tratos é um crime previsto na lei. A criança foi infantilizada, instigada a abusar e maltratar o cachorrinho. Ela foi flagrada pedindo que a menina fizesse aquilo, porque ela teria arranhado a criança”, informou.
Se condenada por corrupção de menores, a mãe da criança poderá cumprir pena de um a quatro anos de reclusão, bem como a pena de maus-tratos que incide em detenção de três meses a um ano, além de multa.
Após repercussão do caso, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-PI solicitou que o caso fosse investigado pela Policia Civil, através da Delegacia de Meio Ambiente e com apoio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).
Associação repudia o ato
A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA) comentou o caso. Segundo a entidade, a situação gravada é alarmante.
"Infelizmente, esse cruel tipo de crime contra animais acontece em todo o Brasil. Precisamos denunciar, repudiar veementemente e conscientizar sobre essa triste realidade. É fundamental que lutemos juntos por uma sociedade mais consciente, onde o respeito pelos animais e a valorização da vida estejam acima de qualquer classe social", disse a APIPA.
Como denunciar
Para registrar uma denúncia de maus-tratos, a população pode entrar em contato pelo número (86) 98112-9958, que também atende por meio do WhatsApp. Agora, além do canal da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, o Disque Denúncia passa a ofertar mais um suporte na proteção e defesa dos animais no Piauí.