Portal O Dia

Instagram de Itallo Bruno é desativado após decisão judicial

O perfil no Instagram de Itallo Bruno Nunes e Silva foi desativado pela Central de Inquéritos de Teresina após decisão judicial nesta terça-feira (16). O influencer foi preso na última quinta (11) por suspeita de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Em sua rede social, ele possuía mais de 735 mil seguidores e utilizava o perfil para realização de rifas que, segundo a Polícia Civil, são ilegais. 

“A decisão foi fundamentada na política da rede social que é contra a divulgação de jogos ilegais. A conta ficará suspensa até o final das investigações”, explicou o delegado Humberto Mácola.

Reprodução/Instagram
Ítallo Bruno, digital influencer que realizava sorteios nas redes sociais.

Ainda nesta terça, o desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), decidiu não avaliar o pedido de habeas corpus com liminar de Ítallo Bruno. A defesa do influencer solicitou a liberdade do acusado alegando que ele não tem conexão com facções criminosas nem praticou lavagem de dinheiro.

O influencer e outras 10 pessoas foram presas durante a ‘Operação Jogo Sujo’, que investiga acusados de obterem vantagem ilícita por meio da prática de jogos de azar e a ocultação de patrimônio na compra de bens diversos. Além das prisões, foram apreendidos 21 veículos, entre motos e carros de luxo, como um Porsche, Audi e BMW. 

De acordo com a Polícia Civil, foram identificadas "vultuosas movimentações financeiras entre indivíduos vinculados a uma facção criminosa", com fortes indícios da prática de crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro e jogos de azar, cujas as penas de reclusão podem atingir até 18 anos de prisão. 

Assis Fernandes/ O DIA
Carros e motos apreendidas durante Operação Jogo Sujo

Nas redes sociais, Ítallo Bruno publicava fotos e vídeos com carros de luxo e motos e ostentava um alto padrão de vida. Conforme a investigação, o influencer teria movimentado cerca de R$ 3 milhões em contas bancárias. “O maior prejuízo é para o estado, pois todo o dinheiro é ilícito. Ítallo saiu de motoboy para multimilionário, e a todo momento, ele tentava ocultar os valores”, afirmou o delegado de Polícia Civil Alisson Landim.

Segundo o delegado, uma das coisas que mais chamou atenção da polícia foi o fato de que as rifas eram vendidas a valores mínimos, como 20 e 89 centavos, mas os prêmios eram exorbitantemente caros e valiosos. “Vemos pessoas que apostaram 89 centavos e ganhavam carro ou casa. Essa conta não fecha. Por isso, os participantes e ganhadores do sorteio também podem ser investigados pela prática de estelionato”, explica Alisson Landim.

Reprodução/Whatsapp
Ganhadores dos sorteios também podem ser investigados

Quem é Ítallo Bruno?

Ítallo Bruno Nunes e Silva tem mais de 700 mil seguidores no Instagram e ficou conhecido na internet por publicar vídeos de adrenalina sobre duas rodas. Nascido na periferia da Zona Sudeste de Teresina, o influenciador já trabalhou como entregador por aplicativo. Há cerca de três anos, Bruno começou a fazer rifas de motocicleta em seu perfil no Instagram.

Segundo as investigações da Polícia Civil, o dinheiro usado para comprar os supostos prêmios que eram sorteados vinha de facções criminosas.