A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina recebeu mais de 150 propostas de fornecedores interessados em participar do processo de aquisição emergencial de medicamentos e insumos hospitalares para abastecer a rede municipal de saúde. A iniciativa tem como objetivo garantir o funcionamento das unidades de saúde pelo período inicial de 60 dias. O assunto foi debatido nesta quarta-feira (22) na sede da FMS, na zona Norte de Teresina.
LEIA TAMBÉM
Ao O Dia, Charles da Silveira, presidente da FMS, destacou que a medida foi adotada para atender a situação emergencial enfrentada pelo sistema de saúde municipal.
“Fizemos esse processo possibilitando que todos os fornecedores participassem dessa compra imediata de medicamentos e insumos. Nós temos que ter a capacidade de demonstrar para a população que nós estamos fazendo todo o possível para adquirir medicamentos e insumos e colocá-los imediatamente à disposição da população”, afirmou.
De acordo com Charles da Silveira, a logística para distribuição dos medicamentos e insumos está completamente estruturada. Parte dos itens deverá ser entregue em até 48 horas e, logo após o recebimento, será encaminhada às unidades de saúde.
“Nós já temos tudo preparado, nós temos caminhões, nós um recebimento. Parte desses medicamentos, na proposta, terão que ser entregues em 48 horas, parte deles. Então, esses medicamentos que serão entregues em 48 horas, imediatamente serão já encaminhados através de um processo de logística dentro da Fundação”, explicou.
Embora o valor total ainda dependa da análise das propostas, Charles destacou que a estimativa inicial para a aquisição é de R$ 30 milhões, com base em estudos de mercado.
“Nós temos que esperar a abertura de todas as propostas para saber qual o menor valor de cada uma delas. A partir desse resultado, nós vamos saber o montante exato dos recursos que vamos precisar para pagar. Os fornecedores podem ter certeza que o que for adquirido eles irão receber, o que não acontecia. 30 milhões de reais é um levantamento teórico que a equipe de farmácia conseguiu diante de preços que já existiam. Pode ser menos ou pode ser um pouco mais, mas nós temos uma definição de que o menor preço é que vai valer para a fundação”, disse.
Câmara acompanha o processo
Presente também na ocasião, o vereador Enzo Samuel, presidente da Câmara Municipal de Teresina, ressaltou a importância da iniciativa para resolver a falta de medicamentos na rede municipal.
“Essa iniciativa vai garantir a gente dar início na busca da solução de um dos grandes problemas que atingem a população teresinense, que é a falta de medicação na rede municipal de saúde. A abertura de proposta era para ter ocorrido ontem, mas o professor Charles não estava satisfeito com a quantidade de propostas que apareceram e prorrogou por mais um dia para que pudessem aparecer mais propostas”, explicou.
Análise das propostas
A gerente-executiva da Diretoria de Compras da FMS, Gardênia Leite, informou que 190 e-mails foram enviados para a Fundação, com mais de 150 propostas estimadas.
“Verificamos que existem 190 e-mails enviados para a FMS, destes nós acreditamos que mais de 150 deverão ser propostas de aquisição. A partir de agora a comissão está reunida para iniciar os trabalhos que estão fundamentados na portaria de nomeação, quer seja, eles vão abrir as propostas, vão analisar a conformidade destas com os requisitos mínimos que foram colocados nos termos de referência divulgados, colocar a documentos, e ao final apresentar um relatório para o presidente da FMS com o que vamos chamar de empresas vencedoras e que atenderam a solicitação”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.