Tramita na Câmara Municipal de Teresina uma indicação do vereador Zé Neto (MDB) que visa liberar o uso das faixas exclusivas de ônibus para profissionais da saúde no deslocamento entre casa e locais de trabalho. A medida, protocolada na última semana, busca garantir mais agilidade para a categoria, que, segundo o vereador, frequentemente atende em múltiplos locais ao longo do dia.
A solicitação foi protocolada na Câmara de Teresina, com encaminhamento à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para avaliação da viabilidade da proposta.
“Promovendo assim celeridade no deslocamento desses profissionais que por vezes atendem durante o dia em mais de um local, desta forma impactando positivamente a agilidade no atendimento a população que sempre necessita de serviços dos profissionais de saúde com a máxima urgência possível”, diz trecho do documento.
LEIA TAMBÉM
A proposição contempla médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, permitindo que utilizem faixas exclusivas durante seus trajetos diários. Segundo o vereador, a flexibilização traria impactos positivos na rapidez dos atendimentos de saúde.
Agora, a medida aguarda manifestação da Strans quanto à sua viabilidade. Caso avance, a proposta poderá beneficiar centenas de profissionais da saúde na capital.
Motociclistas não usam faixas exclusivas
As faixas exclusivas para ônibus, em Teresina, foram liberadas para a circulação de motociclistas no início deste ano. A mudança é válida para motoristas que atuam em atividade comercial, como os de aplicativo, e para a população em geral. Porém, alguns condutores continuam com dúvida em relação à aplicação de multa.
Adriano Barreto, diretor de Transporte Público da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), enfatizou que nenhum motociclista será multado por circular nas faixas dos ônibus. A orientação é apenas que os condutores circulem dentro da velocidade recomendada na via. Para essa categoria, não há necessidade de cadastro.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.