Portal O Dia

Estudante denuncia racismo na UFPI: “Perguntaram qual era minha tribo”

Um caso de racismo foi registrado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), nesta quarta-feira (29). A estudante Ana Victoria Rocha, do curso de História, denunciou nas redes sociais um episódio de discriminação vivido nas dependências do Restaurante Universitário (RU) da instituição. Segundo a aluna, um homem se apresentou como professor de Economia da universidade e, durante uma conversa, fez questionamentos e comentários que a deixaram desconfortável.

Reprodução
Estudante Ana Victoria Rocha relata ter sido vítima de racismo

De acordo com o relato de Ana Victoria, o homem, que se identificou como docente do Departamento de Economia, começou a fazer perguntas invasivas, incluindo uma sobre sua origem étnica. "Ele me perguntou a que tribo eu pertencia e se usava piercings por uma questão de identitarismo ou por ser de alguma tribo", contou a estudante. A conversa continuou com o homem fazendo observações sobre sua aparência e afirmando que pessoas da área de docência precisavam ter uma "postura" e "aparência" adequadas.

Ana Victoria, que estava almoçando no momento, registrou partes da conversa em vídeo e compartilhou o episódio em suas redes sociais, onde recebeu apoio de outros estudantes da UFPI. Ela relatou que o professor insistiu em suas perguntas e chegou a dar uma "lição de moral" sobre como ela deveria se comportar na universidade, insinuando que sua aparência não condizia com o ambiente acadêmico.

A denúncia gerou repercussão, e a UFPI se manifestou afirmando que tomará as medidas necessárias para investigar o caso, apoiar a vítima e identificar os responsáveis. O Centro Acadêmico do curso também se manifestou publicamente e cobrou medidas efetivas da instituição para lidar com o ocorrido.

A nota do Centro Acadêmico também fez um apelo à UFPI para que a investigação sobre o caso seja feita com seriedade e que o autor do ato seja responsabilizado, caso seja identificado.

Veja a nota da UFPI:

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) repudia veementemente todo e qualquer ato de racismo e discriminação. Estamos comprometidos em criar um ambiente acadêmico seguro e inclusivo para todas as pessoas, independentemente de sua raça, gênero, orientação sexual, religião ou qualquer outra característica.

Diante do relato de racismo sofrido por uma aluna, queremos garantir que vamos tomar todas as providências necessárias para investigar o caso e apoiar a vítima. Trabalharemos para identificar e responsabilizar os responsáveis, e continuaremos a promover ações de sensibilização e prevenção ao racismo e à discriminação.

A UFPI é um espaço de ensino, pesquisa e extensão que valoriza a diversidade e a equidade, e estamos comprometidos em garantir que todas as pessoas se sintam bem-vindas, respeitadas e valorizadas em nossos campi. Estamos aqui para ouvir, apoiar e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.