No bairro Renascença, o campo do CAIC é um dos principais pontos de lazer e prática de atividades esportivas. Só que, recentemente, um dos projetos sociais que utilizam o espaço, o Club União Brasil, não está mais podendo realizar treinos às sextas-feiras a tarde, horário que utilizava para o ensino do futebol para adolescentes da região.
Leia também: “Não paga, não joga”: moradores denunciam taxa irregular para usar campo no Renascença
De acordo com Eduardo Souza, desportista que cuida do projeto social, o motivo é o uma decisão unipessoal do administrador do campo, que resolveu proibir treinos nesse horário. Com a decisão, dezenas de crianças estão sem as aulas. A situação foi encaminhada para a coordenadoria da SEMEL, Secretaria de Esporte e Lazer, da Prefeitura de Teresina, já que o Campo do CAIC é da Prefeitura de Teresina.
A resposta recebida foi de “que a situação ficaria como decidiu o administrador do campo”. O O Dia procurou a SEMEL, para um posicionamento sobre o impasse. O órgão informou que para utilizar qualquer campo da secretaria é necessário a solicitação por ofício.
“Referente ao caso citado, informamos que o ofício dado a escolinha, com duração de 6 meses, venceu no mês de junho, e que até o presente momento a SEMEL não foi procurada para a renovação”, disse o órgão em nota. A SEMEL reforça ainda que sempre esteve disposta a atender às demandas da população, e sempre que possível disponibiliza bolas, coletes, e apoio de forma geral.
O Club União Brasil, sediado no Bairro Renascença, é dirigido pelo desportista Eduardo Souza, que realiza um trabalho esportivo de grande alcance social, que além do bairro sede da equipe, congrega no trabalho crianças e adolescentes, também de bairros circunvizinhos.