O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou na manhã de hoje (16) a operação Draco 138, com o objetivo de cumprir 23 mandados de busca e apreensão no bairro Renascença, na zona Sudeste de Teresina. Um dos locais alvo da operação foi um prédio apontado como o "QG do crime" da facção criminosa, onde as ações criminosas eram planejadas pelo líderes da organização criminosa.
No local, também eram realizados os "Tribunais do crime". De acordo com o delegado Charles Pessoa, a investigação durou cerca de quatro meses, até identificarem o prédio. O local tem alguns apartamentos e eram utilizados como ponto de encontro dos indivíduos da facção. “Quem arcava com o aluguel eram as próprias facções criminosas do Bonde dos 40. Lá funcionava como um QG, onde eles organizavam e orquestravam diversos crimes. Além de ser um ponto de venda de entorpecentes”, informou o delegado.
Ao todo, 10 pessoas foram presas em flagrante. Um dos presos foi identificado como "Muriçoca", apontado como liderança e disciplinador do Bonde dos 40. Uma das vítimas do "Tribunal do crime" comandado por "Muriçoca", segundo o delegado, foi de um membro do PCC, identificado apenas como Anderson.
Em abril deste ano, ele foi reconhecido em uma festa pelos integrantes do Bonde dos 40 e foi levado pelos criminosos para o tribunal. Lá ele foi julgado e condenado à morte, sendo morte em uma área próxima ao prédio. “Esse homem pertencia à organização criminosa rival, ele foi identificado em uma festa e conduzido para o apartamento onde foi julgado e condenado à morte, sendo executado em um local próximo. Vale destacar, que a ação foi conduzida e coordenada pelo “Muriçoca”, além dele, outros dois homens participaram diretamente desse homicídio, um deles, identificado como “Lorim” que filmou toda a ação criminosa, o “Paulista” e o Mateus que morreu recentemente durante uma tentativa de assalto”, finalizou o delegado.
Dentre os presos, uma mulher que participava ativamente das atividades criminosas. Além disso, foram apreendidas drogas, armas de fogo, munições e veículos. A ação contou com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais(Bope), Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer) da Polícia Militar do Piauí e Guarda Municipal de Teresina. Todos foram encaminhados para a sede do Draco, em Teresina.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.