Portal O Dia

Dengue Tipo 3 é ameaça à saúde pública, declara FMS

Em 2025, o Brasil tem assistido ao ressurgimento de uma doença que há mais de uma década não era registrada no país. É a Dengue Tipo 3, que tem sido detectada em várias regiões brasileiras e causa a forma grave da doença. O alerta tem sido emitido por diversas autoridades em saúde e em Teresina não é diferente.

Arquivo O Dia
Dengue Tipo 3 é ameaça à saúde pública, declara FMS

A Fundação Municipal de Saúde declarou nesta terça-feira (04) que a Dengue Tipo 3 é uma ameaça à saúde pública. Para evitar um surto da doença na capital, estão sendo intensificadas algumas ações preventivas. Isso inclui a inspeção in loco nas residências pelos agentes da FMS e a conscientização da população sobre os riscos do acúmulo de água parada.

Foi o que explicou o presidente da Fundação, Charles da Silveira. “Os servidores da FMS estão indo até as casas dos teresinenses para verificar possíveis criadouros. Contamos também com o apoio de todos para prevenir o acúmulo de água. Esta é uma luta pela vida e pela saúde”, afirma.

O Dia
Presidente da FMS, Charles da Silveira

Quais os perigos da Dengue Tipo 3?

Existem quatro tipos de vírus da Dengue, mas qualquer um deles pode levar à dengue hemorrágica. A médica Amariles Borba esclarece quais as diferenças de um tipo da doença para o outro. “Se você tem a dengue tipo 1, ganha imunidade contra esse tipo, mas pode ainda contrair o tipo 2, 3 e 4. Estudos indicam que há um maior risco de formas graves nas infecções posteriores. Além disso, o tipo 2 e 3 são frequentemente associados a manifestações mais severas”.

Amariles lembra que no Brasil ainda não há vacinas suficientes para todos os públicos. Isto é um fator a mais que deve ser levado em consideração na hora de prevenir a doença. O primeiro passo é não criar o mosquito.

José Cruz/Agência Brasil
No Brasil ainda não há vacinas suficientes para todos os públicos

O que diferencia os tipos de Dengue?

A Dengue Tipo 1 é um dos sorotipos mais comuns e pode causar infecções leves a moderadas. A infecção por Dengue Tipo 1 geralmente dá imunidade vitalícia a este sorotipo específico. Já a Dengue Tipo 2, que também é comum, pode causar casos mais graves da doença, especialmente em pessoas que já foram infectadas por outros sorotipos. A infecção por Dengue Tipo 2 pode conferir imunidade vitalícia a este sorotipo.

No caso da Dengue Tipo 3, que recentemente voltou a circular em algumas regiões brasileiras, é mais grave. Pessoas que nunca foram expostas a este sorotipo têm pouca ou nenhuma imunidade, o que pode aumentar o risco de complicações. Ainda menos comum, há ainda a Dengue Tipo 4, que pode causar infecções graves, especialmente em quem foi previamente infectado por outros sorotipos.

Assis Fernandes/O Dia
Entenda o que diferencia os tipos de Dengue

Os sintomas comuns da Dengue incluem febre alta, dores musculares, dor de cabeça, manchas na pele e dor ao redor dos olhos. A infecção por um tipo da doença não confere imunidade contra os outros, o que significa que uma pessoa pode ser infectada por diferentes sorotipos de Dengue ao longo da vida.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.