Foi deflagrada na tarde de hoje (19) pelo Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) mais uma operação de combate ao tráfico de drogas. Desta vez a ação resultou na prisão de dois indivíduos considerados líderes do PCC na zona Sul de Teresina. O que chamou a atenção da polícia foram os mecanismos adotados pelos suspeitos para não serem pegos pelas forças de Segurança.
Segundo informou o delegado Samuel Silveira, coordenador do Denarc, os criminosos faziam assistencialismo comunitário com a vizinhança para evitar que eles os denunciassem à polícia. Este assistencialismo consistia em oferecer ajuda financeiras, doações e até construir casas para garantir que os moradores não delatassem suas atividades ilícitas e chamassem a atenção das autoridades em segurança para o local.
LEIA TAMBÉM
Ainda de acordo com Samuel Silveira, a casa onde ficavam os dois suspeitos presos tinha uma estrutura que destoava do restante das construções ao redor. Era uma residência que contava com um sistema de câmeras de última geração e tornava o local uma espécie de bunker com segurança máxima para a prática dos crimes.
“Tinha uma espécie de bunker. Não havia apenas câmeras na rua da casa, mas em várias outras ruas paralelas. Neste local, eles lavavam dinheiro do tráfico, inclusive com a construção de casas na comunidade com dinheiro em espécie e faziam esse assistencialismo comunitário para que a própria vizinhança não os delatasse”, explica Samuel Silveira.
Na casa, a polícia apreendeu uma pistola, um revólver e uma grande quantidade de maconha e cocaína, além dos equipamentos de vigilância e segurança que guardavam o local. Os dois presos, que não tiveram os nomes revelados, foram encaminhados para a Central de Flagrantes para os procedimentos legais.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.