A Câmara Municipal de Teresina definiu, nesta quarta-feira (5), os vereadores que irão compor as comissões técnicas da Casa para o biênio 2025/2026. A escolha dos parlamentares para as principais comissões internas do Legislativo municipal é importante para a tramitação de projetos e discussões de interesse da capital piauiense. Confira a composição dos blocos partidários no final da matéria.
A Comissão de Legislação e Justiça (CCJ), considerada uma das mais importantes por analisar a constitucionalidade e legalidade das matérias, será presidida pelo vereador Venâncio Cardoso (PT), tendo como vice-presidente Bruno Vilarinho (PRD). Além deles, integram a comissão como membros titulares Fernando Lima (PDT), Zé Filho (PSD) e Samuel Alencar (União Brasil). Os suplentes são Petrus Evelyn (Progressistas) e Dudu (PT).
Já a Comissão de Orçamento e Legislação Financeira, que trata da análise de matérias orçamentárias e financeiras, será comandada pelo vereador Joaquim do Arroz (PT), com Luis André (PL) na vice-presidência. Os membros titulares incluem Juca Alves (PRD), Zé Neto (MDB), Fernando Lima (PDT) e Luis André (PL). João Pereira (PT) e Samantha Cavalca (Progressistas) foram escolhidos como suplentes.
LEIA TAMBÉM
Presidente da CCJ garante isonomia nas decisões
O vereador Venâncio Cardoso (PT) destacou em entrevista ao O Dia a aclamação por unanimidade na recondução ao cargo de presidente da CCJ, bem como afirmou que fará uma gestão pautada no interesse comum da sociedade.
“É a segunda vez que eu sou eleito por unanimidade como presidente. O que garanto é fazer uma gestão com muita tranquilidade, ser pacífico e aglutinador. Ninguém quer atrapalhar nada. A gente quer ajudar a cidade. E acredito que eu tenho como contribuir nisso”, argumentou.
O Partido dos Trabalhadores (PT) saiu vitorioso, pois agora comanda duas das principais comissões técnicas da Casa: a CCJ e a de Orçamento. Questionado se a decisão poderia atrapalhar a viabilidade administrativa do prefeito Silvio Mendes (União Brasil), Venâncio Cardoso afirmou que a pauta é o trabalho pela cidade de Teresina e a de não perseguição política.
“Eu tenho dito que esse ano é um ano de pouca política, quase zero, e um ano de muita gestão. O PT estando no comando comigo, e a legislação com o Joaquim, não vai ter trabalho nenhum para o prefeito Silvio Mendes”, concluiu.
Blocos partidários na Câmara de Teresina
Na ocasião, foi apresentado ainda à imprensa a composição dos blocos partidários na Câmara de Teresina. Confira:
- PT (Líder Elzuila Calisto): 7 vereadores;
- PDT/PSB/Solidariedade (Líder Fernando Lima): 5 vereadores;
- MDB/PSD (Líder Zé Filho): 5 vereadores;
- PRD/Avante (Líder Bruno Vilarinho): 5 vereadores;
- Podemos/Republicanos/União Brasil/PL (Líder Luís André): 4 vereadores; e
- Progressistas (Líder Samantha Cavalca): 3 vereadores.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.