Portal O Dia

Arboviroses: Saiba diferenciar os sintomas da dengue, zika e chikungunya

Com o período de chuvas no Piauí chega a sazonalidade das arboviroses. Elas são doenças virais infecciosas transmitidas por insetos, principalmente pelo Aedes aegypti. As mais comuns na nossa região são: dengue, zika e chikungunya.

“Elas se caracterizam por serem doenças febris, febre moderada a alta, dor no corpo, mal-estar, pode haver dor de cabeça, dor atrás dos olhos, surgimento de manchinhas no corpo e sintomas articulares”, explica o pediatra Daniel Brunno, coordenador da urgência pediátrica da Unimed Teresina.

Divulgação/Unimed
Arboviroses: Saiba diferenciar os sintomas da dengue, zika e chikungunya

Apesar de semelhantes, ele ressalta que essas arboviroses apresentam algumas diferenças em seus sintomas. Confira:

Dengue

Zika

Chikungunya

O tratamento das doenças é sintomático. “Muita hidratação, uso de antitérmico, controle da dor e coceira. Nas situações de maior intensidade ou maior duração do quadro, é necessário procurar a urgência para uma avaliação mais detalhada com exames para acompanhar a evolução da doença”, ressalta o médico.

Para prevenção a recomendação principal é o controle dos insetos. “Como já bastante difundido, o importante é controlar a proliferação do mosquito, evitar água parada, usar repelente e fazer a proteção individual e ambiental”, pontua.

Confira mais informações no canal da Unimed Teresina no YouTube:

PA Digital

As arboviroses têm gerado uma alta demanda nos atendimentos presenciais de urgência. Uma alternativa para evitar o atendimento presencial é o Pronto Atendimento Digital 24h da Unimed Teresina.

A modalidade de atendimento de urgência online, funciona para casos de sintomas leves e de baixa complexidade: febre baixa, dor de cabeça, enjoos, diarreia, cólica ou sintomas gripais em geral. A funcionalidade traz atendimento rápido, eficaz e sem filas. O acesso é gratuito para clientes Unimed Teresina e pode ser feito pelo celular ou computador Clicando Aqui.

_______________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.