Há quatro meses, uma tentativa de assalto na cidade de Teresina resultou em ondas de violência que afetaram o sonho de vida do cantor e empresário Jhonatas Araújo e seu pai, Francisco Costa, donos da JJ Turismo. Na época, eles tiveram quatro ônibus incendiados por ações de facções criminosas, que atearam fogo em coletivos do bairro Mocambinho, em retaliação à morte de dois jovens após confronto com a polícia.
Com isso, a família perdeu parte significativa de seu patrimônio. No entanto, isso não os impediu de seguir em busca de seus objetivos. Hoje, eles conseguiram não só adquirir novos veículos, como também dobrar a frota de transportes na empresa. A empresa conta agora com 11 veículos.
Em entrevista a TV O Dia, Jhonatas Araújo comenta que se emociona ao lembrar do que ele e seu pai passaram durante esse processo.
No período em questão, ver os ônibus destruídos foi um golpe devastador para a família. Um dos veículos incendiados era uma relíquia, pois foi o primeiro a ser utilizado pela empresa. "O carinho que tínhamos por esse ônibus era enorme. Não apenas por ser um veículo, mas porque ele tem história. Foi através dele que todos os outros vieram. O outro ônibus, que adquirimos há apenas um mês, ficou em cinzas", afirma Jhonatas Araújo.
A trajetória da JJ Turismo começou com o pai de Jhonatas, seu Francisco Costa, que antes de abrir o próprio negócio, trabalhava como cobrador de coletivos. "Ele começou a se identificar com isso e teve a oportunidade de comprar o primeiro ônibus. A partir daí, as oportunidades surgiram, e ele trouxe toda a família, que vinha do interior, para trabalhar nesse setor. Todos da minha família estão envolvidos nesse negócio", relembra Jhonatas.
Apesar da dificuldade, Jhonatas, que também é compositor, encontrou forças para seguir em frente. Ele estava em Pernambuco, buscando realizar seu sonho de se tornar um cantor profissional quando soube da situação por meio de uma chamada de vídeo.
"A partir do primeiro sonho, vieram outros. Meu pai me incentivou a começar e consegui a oportunidade de ir para outro estado. Já faz um tempo que fui para lá ser músico, e recebi a notícia de que os sonhos que ficaram em Teresina haviam sido destruídos", comentou Jhonatas.
LEIA TAMBÉM
O pai de Jhonatas afirma que eles conseguiram superar a situação com muito esforço e dedicação. “Infelizmente não recuperamos os antigos veículos, mas conseguimos comprar outros carros com muito esforço. Deus vem abençoando muito”, disse Francisco Costa.
Relembre
Em abril deste ano, uma tentativa de assalto que acabou com o coronel R.R Lacerda baleado em Teresina levou a uma série de acontecimentos violentos. Após o crime, durante buscas pelos suspeitos de assalto, dois jovens foram mortos em confronto com a Polícia Militar.
A morte dos jovens causou revolta, o que levou a uma ação de facções criminosas na capital. Em retaliação, os criminosos incendiaram ônibus, coletivos ou não, em diversos pontos da cidade.