Teresina amanheceu com um clima mais ameno nesta quarta-feira (17). Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a capital registrou nesta madrugada a temperatura de 17,6°C, de acordo com a estação convencional, sem levar em consideração a sensação térmica provocada pelos ventos. A previsão para os próximos dias, por sua vez, é que o clima continue assim, não somente na capital, mas nas regiões localizadas mais ao Sul do estado.
LEIA TAMBÉM
A época do ano em que estamos é marcada por temperaturas mais quentes, mas segundo a climatologista Sara Cardoso a previsão é o contrário: o Piauí deverá registrar climas frios com mais frequência. O fato se dá em razão do período do inverno, iniciado no dia 20 de junho.
“Entramos no inverno no dia 20 de junho às 17h. E qual a característica do inverno aqui no hemisfério sul? É de baixar as temperaturas. Geralmente as pessoas associam as chuvas ao inverno, mas não é bem assim. As chuvas no Brasil ocorrem no verão”, disse.
A especialista destacou ainda que o clima registrado em Teresina é característico das de regiões desérticas.
Para os próximos dias, a Semarh prevê que Teresina deverá registrar climas mais frios e que deverão perdurar até o final de julho nas madrugadas. Além disso, os climas amenos serão sentidos com mais ênfase também nas regiões Sul e Sudeste do Piauí, especialmente.
Umidade baixa
Em contraponto a isso, as autoridades locais estão preocupadas com a diminuição da umidade relativa do ar, que, segundo Sara Cardoso, estão sendo registradas diariamente em algumas regiões do Piauí. “As umidades no Sul do Piauí elas estão extremas. Elas estão ficando bem abaixo dos 30% de maneira regular, ou seja, repetidas vezes”, explicou a climatologista.
Frio no Sul do Piauí
A Semarh destacou ainda sobre os termômetros mais frios no Sul do Piauí. Nesta quarta-feira (17), por exemplo, a cidade de Corrente registrou a marca de 12° C, valor próximo do que foi registrado em Teresina, que ficou na marca dos 17°C. Outra cidade foi a de Santa Filomena, que registrou 13° C nas primeiras horas do dia. A especialista explica que o fenômeno é normal, no qual o Piauí tenderá a sentir climas mais frios nas madrugadas.
“O que está atípico esse ano era para ter a ocorrência de mais chuvas isoladas nesse período, porque também temos associado a isso alguns sistemas que alteram as velocidades dos ventos. Não estamos vendo isso. Mas as temperaturas baixas nas madrugadas é super normal para essa época. O que faz a gente sentir mais frio são os ventos fortes”, finalizou.