Portal O Dia

Após reforma de R$ 9 milhões, Ambulatório Azul do HGV amplia estrutura e capacidade de atendimento

O Governo do Piauí inaugurou nesta quinta-feira (25) a ampla reforma do Ambulatório Integrado Governador Dirceu Mendes Arcoverde, conhecido como Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. Considerado o maior ambulatório público do estado, a unidade recebeu investimentos de R$ 9 milhões e passou por uma modernização completa para ampliar a qualidade do atendimento prestado à população.

Assis Fernandes / O DIA
Após reforma de R$ 9 milhões, Ambulatório Azul do HGV amplia estrutura e capacidade de atendimento

A solenidade contou com a presença do governador Rafael Fonteles, parlamentares, gestores da saúde e profissionais da unidade.

Com mais de cinco décadas de funcionamento, o ambulatório atende pacientes de todas as regiões do estado e realizou mais de 100 mil atendimentos apenas em 2025. A estrutura concentra mais de 30 especialidades médicas e reúne diariamente mais de 300 profissionais.

As obras contemplaram melhorias nos setores de Clínica Médica, Oftalmologia, Urologia, Fisioterapia, Nefrologia, Neurologia, Cardiologia, Oncologia, Otorrinolaringologia, Fonoaudiologia, Consultórios de Especialidades Odontológicas, Ambulatório Trans, recepção, área administrativa e demais espaços de apoio.

Durante a inauguração, Rafael Fonteles destacou os investimentos realizados na rede estadual de saúde e afirmou que o governo vem superando metas previstas no plano de gestão.

“O que nós estamos fazendo é aumentando essas metas. Por exemplo, não tínhamos no plano de governo a presença de 16 centrais de diagnóstico. Nós ousamos colocar isso, já entregamos 12 e faltam apenas quatro. Também vamos entregar as UTIs de Valença e Uruçuí na próxima semana e ampliar a oferta de ressonância magnética para cidades como Picos, Floriano e Parnaíba”, afirmou o governador.

Rafael também agradeceu o apoio da bancada federal na destinação de recursos para a saúde pública do estado.

“Quero destacar a bancada federal, em especial o deputado Francisco Costa e o deputado Merlong Solano, que têm nos ajudado com recursos para fazer esses investimentos. Considero que atingimos todas as metas previstas e ainda ampliamos essas metas neste mandato”, acrescentou.

O deputado federal Francisco Costa (PT) ressaltou que a reforma representa um avanço importante para o atendimento especializado no estado.

“É uma grande conquista para a saúde do nosso estado. São mais de 20 mil atendimentos por mês realizados aqui no Ambulatório Azul. Pessoas de Teresina e de várias cidades do interior procuram esse serviço. A reforma garante mais dignidade, amplia a capacidade de atendimento e moderniza os espaços para acolher melhor a população”, destacou.

O parlamentar também lembrou a recente autorização para construção de uma nova policlínica em Teresina, em parceria com o Governo Federal.

“Não podemos deixar de registrar a ordem de serviço para a construção da nova policlínica da capital. É mais uma iniciativa que demonstra o compromisso de ampliar a oferta de consultas e exames especializados no Piauí”, completou.

Com a reforma, a expectativa do Governo do Estado é aumentar a eficiência dos atendimentos, melhorar as condições de trabalho dos profissionais e fortalecer a assistência especializada oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos piauienses.