Portal O Dia

Advogado é preso em operação que investiga fraude de R$ 7 milhões em processos judiciais

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, nesta terça-feira (18), a segunda fase da Operação Usuário Zero, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes cometidas em processos judiciais. Durante a ação, foi identificada uma fraude que causou um prejuízo estimado em R$ 7 milhões à rede de postos Ipiranga. Três pessoas foram presas, sendo uma delas um advogado, que foi detido em sua residência em Teresina.

Agência Brasil
Operação visa desarticular um esquema criminoso de fraudes processuais

A operação cumpriu diversos mandados de busca e apreensão, e resultou na apreensão de bens e valores adquiridos com recursos provenientes da fraude. As investigações indicam que a rede de postos teve seu nome associado a processos judiciais fraudulentos que resultaram em perdas financeiras.

A Polícia Civil informou que ainda há um mandado de prisão em aberto para outro investigado, com diligências sendo realizadas no estado de São Paulo para sua captura. As identidades dos envolvidos não foram divulgadas em razão da continuidade das investigações.

Durante a execução do mandado de prisão do advogado, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) acompanharam o cumprimento da medida. A OAB-PI se pronunciou sobre o ocorrido, destacando que atuou para assegurar que as prerrogativas do advogado.

Veja a nota da OAB-PI

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB/PI) atuou com firmeza e diligência na defesa das prerrogativas da advocacia, garantindo, nessa manhã, a custódia de integrante da classe, em conformidade com o Estatuto da Advocacia.

A atuação das Prerrogativas envolveu vistoria prévia, habilitação no processo com manifestação fundamentada, e acompanhamento da audiência de custódia, resultando no reconhecimento de sala paradigma e na garantia da isonomia de tratamento entre advogados.

Além desse caso específico, a OAB/PI segue vigilante, e já está habilitada como amicus curiae em caso similar, de anterior processo, envolvendo advogado custodiado em ambiente irregular, buscando também assegurar o respeito às suas prerrogativas profissionais.

Com essa iniciativa, a OAB/PI reafirma seu compromisso intransigente com a advocacia, garantindo que nenhum profissional tenha seus direitos violados no exercício da profissão. Cumpriu, ainda, função institucional, a partir da atuação dos representantes de prerrogativas em todos os atos inerentes às buscas e apreensões de demais advogados envolvidos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.