Portal O Dia

Umidade do ar pode chegar a níveis desérticos em 127 municípios do Piauí, alerta Inmet

O ar seco deve chegar a níveis críticos no Piauí nas próximas horas. Alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para o risco de queda na umidade relativa do ar em 127 municípios piauienses. Os níveis de umidade devem variar entre 20% e 12%, um índice considerado preocupante pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e capaz de causar sérios problemas ao organismo.

O alerta vale para esta segunda-feira (17) e início da terça-feira (18) e aponta variação da umidade relativa do ar entre 20% nos horários menos quentes do dia, e 12% nos horários mais quentes. Há risco de incêndios florestais e danos à saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz e desconforto para respirar.

Assis Fernandes/O Dia
Umidade do ar deve cair para 12% em algumas cidades piauienses, aponta Inmet

O Inmet orienta à população beber bastante líquido, não fazer atividades físicas em nenhuma hora do dia enquanto durar o alerta, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para a pele e umidificar o ambiente. Em casos de urgência, a Defesa Civil deve ser contatada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

O alerta vale para os municípios do Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste piauiense. Confira ao final da matéria a lista das cidades em alerta.

Risco de fogo

Com a queda da umidade do ar curge uma outra preocupação para as autoridades competentes: o risco de incêndios florestais. Neste quesito, o Piauí também está em estado crítico com todo o seu território sob risco de fogo, ou seja, com as condições propícias para a ocorrência de queimadas. Entre estas condições, o Inpe discrimina três: altas temperaturas, ar seco e ventos fortes.

Arquivo O Dia
Baixa umidade colabora para a

As condições climáticas para a ocorrência de incêndios se reflete nos números: só no domingo (16), Floriano registrou 13 focos de queimada em sua região figurando como o terceiro município brasileiro com a maior quantidade de focos naquele dia. No mesmo período, o Piauí chegou a ocupar o segundo lugar no ranking dos estados brasileiros com a maior quantidade de focos acumulados. Foram 79 focos em 24 horas no Estado.

Confira abaixo as cidades piauienses em alerta para baixa umidade: