Portal O Dia

UFdPar terá Hospital Universitário, anuncia deputado

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFdPar) terá o seu próprio Hospital Universitário. É o que afirma o Deputado Estadual Florentino Neto (PT). O político esteve reunido, nesta quinta-feira (11), com o Senador Marcelo Castro, o Reitor da universidade, João Paulo Sales, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, para discutir a criação do Hospital Universitário de Parnaíba.

Divulgação / UFDPar
UFDPar terá Hospital Universitário, anuncia deputado

A avaliação técnica sobre a necessidade da construção do HU foi determinada pelo ministro da educação, Camilo Santana. Com isso, a equipe técnica da Ebserh esteve em Parnaíba para verificar a viabilidade do projeto. O parecer foi positivo. 

“Nossa equipe técnica já esteve na cidade atendendo essa demanda e constatou que há uma necessidade muito importante da construção de um novo hospital que atue de forma integrada com o hospital estadual, e, portanto, esse esforço concentrado começa agora a nascer como uma realidade concreta. As primeiras providências já foram adotadas”, afirmou o presidente da Ebserh.

Segundo o deputado, durante a reunião desta quinta, foi realizado o delineamento de como pode ser realizada a captação de recursos para execução da obra. “Com os recursos já destinados será possível iniciar o processo de contratação do projeto arquitetônico que permita, em um prazo razoável de tempo, iniciar um processo de licitação. Para a execução da obra iremos buscar recursos em várias frentes”, comentou Florentino. 

Sobre a UFdPar

O Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) teve suas origens na Faculdade de Administração do Piauí, autorizada a funcionar em 1969 pelo Conselho Federal de Educação. A Faculdade foi mantida pela Fundação Educacional de Parnaíba, criada em 1966. Sua instalação ocorreu em 1969 e em 1971 foi incorporada à Universidade Federal do Piauí (UFPI), funcionando inicialmente no prédio do Ginásio São Luiz Gonzaga.

A construção do Campus Ministro Reis Velloso começou em 1971 e o Curso de Administração de Empresas mudou-se para suas novas instalações em 1975. Posteriormente, outros cursos foram adicionados, como Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Pedagogia-Magistério. Em 1992, o CMRV foi equiparado a um Centro de Ensino da UFPI, e em 1997 foram criados vários departamentos acadêmicos.

A partir de 1997, o CMRV passou a oferecer cursos de Especialização e estabeleceu parcerias importantes, como com a Diocese de Parnaíba para criar o Curso de Graduação em Teologia. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPI 2005-2009 incluiu o "Projeto de Expansão" da UFPI, com a criação de novos cursos no CMRV, consolidando-o como polo de Ensino Superior na região.

Em 2007, a UFPI aderiu ao Programa REUNI, acrescentando mais cursos, incluindo Biomedicina, Turismo, Fisioterapia, Engenharia de Pesca, Psicologia, Biologia, Matemática e, posteriormente, Medicina. O CMRV também oferece programas de Pós-graduação em diversas áreas.

Em 2018, a Lei nº 13.651 criou a UFDPar por desmembramento da UFPI, e em 2019, o Ministério da Educação oficializou a criação de cinco novas universidades federais, incluindo a UFDPar.

______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.