De acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), o Piauí, em 2024, registrou o maior número de transplantes de córneas de toda a sua série histórica. Foram 266 procedimentos realizados, um aumento de 30% em relação a 2023.
LEIA TAMBÉM
No estado, podem realizar a retirada de órgãos e córneas, além de Teresina, o Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, e os hospitais regionais das cidades de Piripiri e Campo Maior.
“Foi um ano de muito trabalho conjunto e intenso, com uma equipe altamente qualificada, que contribuiu para este aumento no número de doações e, consequentemente, de transplantes. Nossa meta é sempre aumentar esse número, garantindo mais vidas salvas. E agradecemos a cada família doadora”, destacou o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campêlo.
Os dados apontados pelo SNT mostraram que o Piauí teve um crescimento no número de doações de órgãos e tecidos, com 39 doações por morte encefálica, enquanto em 2023 o número foi de 33 doações. No transplante de rins, foram realizados 40 procedimentos.
O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é o maior programa público do mundo, responsável pela regulamentação, controle e monitoramento dos processos de doação e transplante de órgãos no Brasil.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.