Portal O Dia

Sesapi reduz em 10% gratificações de comissionados e cargos de confiança

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) vai reduzir em 10% o valor da Gratificação de Incentivo à Melhoria da Assistência à Saúde (GIMAS) para todos os seus servidores que exercem cargos em comissão ou função de confiança. A decisão consta em portaria assinada pelo secretário Antônio Luiz Soares Santos e publicado nesta terça (04) no Diário Oficial.

A GIMAS é uma gratificação destinada aos servidores da Sesapi e foi instituída para valorizar e incentivar o desempenho dos profissionais de saúde, reconhecendo a complexidade e os riscos do trabalho na área. Ela é concedida com base em critérios como assiduidade, responsabilidade, habilidades e complexidade das atribuições de cada cargo.

Reprodução/Sesapi
Sesapi reduz em 10% gratificações de comissionados e cargos de confiança

De acordo com o decreto, a redução de 10% na GIMAS para comissionados e cargos de confiança na Sesapi passa a vigorar a partir de fevereiro e segue até dezembro de 2025. A redução se fez necessária para o equilíbrio financeiro e econômico da pasta e para que a Secretaria cumpra seus compromissos de pagamentos das gratificações. Caso ocorra equilíbrio financeiro entre o valor arrecadado a título de produção e o valor a ser distribuído antes de dezembro, o prazo final poderá ser antecipado.

A portaria entrou em vigor a partir de sua publicação.

Esta não é a primeira vez que a Sesapi reduz em 10% o valor da GIMAS. Em setembro de 2023, a pasta também diminuiu a gratificação para assegurar o equilíbrio econômico-financeiro de suas contas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.