Os alunos piauienses vencedores do Seduckathon, uma competição promovida pela Secretaria do Estado da Educação (Seduc) que premiou estudantes de tecnologia com um intercâmbio nos Estados Unidos, embarcaram nesta quarta-feira (17) para Recife (PE), onde participarão de uma entrevista no Consulado dos EUA.
A viagem é uma etapa de preparação para o intercâmbio educacional no exterior, que tem início em setembro e duração de 30 dias. Os estudantes contemplados irão para Massachusetts, nos Estados Unidos, e Seul, na Coreia do Sul, onde vivenciarão atividades de imersão em cursos de programação, cursos livres, passeios e atividades culturais.
O estudante Felipe de Oliveira Brito, de 16 anos, é um dos 29 alunos participantes da primeira edição do projeto Seduckahton. Aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, onde cursa o 2º ano do Ensino Médio e Desenvolvimento de Sistemas, Felipe afirma que "este é o melhor momento da sua vida". Filho de lavradores e natural de Cocal dos Alves, ele teve a experiência de viajar de avião pela primeira vez.
Outra jovem feliz pela oportunidade é a Kamilly Bianca, aluna do curso de desenvolvimento de sistemas no Ceti Liceu Parnaibano. Ela também embarca em seu primeiro voo e comenta que “as expectativas para a viagem estão muito altas”.
“Eu espero que seja muito divertido. Nós vamos ter também o tour pela cidade, conhecer um pouco, ter a experiência de visitar, de andar de avião, muitos de nós pela primeira vez e, também, ter uma parte tão importante para essa etapa do intercâmbio, que é a entrevista do visto”, destacou Kamilly.
A emoção também tomou conta dos familiares dos estudantes, que viram os jovens partirem para realizar sonhos que antes pareciam improváveis.
Na capital pernambucana, os alunos estão acompanhados de seis professores e do secretário de Estado de Educação, Washington Bandeira.
“Vamos acompanhar seis times vencedores do Seduckhaton a Recife, para emissão do visto norte-americano. Estão aqui os estudantes, os professores, todos empolgados com mais essa etapa da preparação para o intercâmbio educacional do Seduckhaton, que ocorrerá nos próximos meses de setembro e outubro, em escolas técnicas de tecnologia da informação”, afirmou Bandeira.
Seduckhaton
O Seduckathon é uma competição histórica, realizada pela Secretaria do Estado da Educação (Seduc), que, em sua primeira edição, premiou os estudantes matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, além dos seus respectivos professores orientadores, com um intercâmbio educacional de 30 dias.
Os estudantes enfrentaram o desafio de apresentar projetos que reúnem soluções práticas e que aprimoram a rotina escolar. O evento ocorreu de 24 a 26 de abril, no Centro de Convenções de Teresina (CCT).
____________________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.