No próximo sábado (23) a bola vai rolar pelo Campeonato Piauiense Série B. Apenas quatro clubes disputam as duas primeiras colocações da competição, que dão o acesso à elite estadual em 2024. Flamengo-PI, Oeirense, Piauí e Picos querem retornar para a divisão principal e o Portal O Dia traz para você um resumo de como cada um dos clubes está se preparando para iniciar na “Segundinha”.
Flamengo-PI
Mais tradicional clube a disputar a segunda divisão deste ano – são 17 títulos na primeira divisão, sendo o segundo maior campeão estadual - o Flamengo-PI que retomar o protagonismo no futebol local, voltando à elite. Após ser rebaixado no ano passado, em uma campanha onde fez apenas um ponto, o rubro-negro tenta se reerguer não somente dentro de campo, mas principalmente fora das quatro linhas.
Com dívidas de aproximadamente sete milhões e até com o CNPJ inativo, o pagamento dos atletas não está sendo feito pelo clube. E sim por empresas privadas, por meio de “parceiras”. O elenco conta com mais de 20 atletas. O destaque entre as contratações foi a volta do atacante Augusto, ídolo do rubro-negro piauiense.
Técnico: Edmilson Santos
Folha salarial e despesas: Não informado
Mando das partidas: Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina
Partida de estreia: fora de casa contra Oeirense, no sábado (23)
Oeirense
Campeão da Série B em 2021, o Cachorro Louco disputou a primeira divisão em 2022, mas logo foi rebaixado novamente. O representante da primeira capital quer retornar à elite e aposta na mescla de novas caras com atletas já experientes no futebol piauiense. Dentre os cerca de 20 atletas contratados, estão o atacante Kakim, um dos artilheiros da primeira divisão de 2023 pelo Parnahyba, e o lateral-esquerdo Thiaguinho e o volante Dos Santos, que tiveram passagens importantes pelo Altos.
Técnico: Carlos Alberto
Folha Salarial e despesas: Direção do clube optou por não informar
Mando das Partidas: Estádio Gerson Campos, em Oeiras
Partida de estreia: em casa, contra o Flamengo-PI, no sábado (23).
Piauí
Equipe que está a mais tempo longe da primeira divisão – Enxuga Rato foi rebaixado em 2020 -, o Piauí vai para o terceiro ano consecutivo na Série B para buscar o acesso. O Rubro-Anil é outra equipe tradicional da capital, mas que viveu longe das conquistas e das boas gestões nas últimas décadas, o que culminou no rebaixamento de 2020.
O presidente Kennedy Gomes, que já treinou a equipe em edições anteriores, chegou até a ser cogitado como treinador do Piauí para a segunda divisão. Porém apostou na contratação do técnico Paolo Rossi. O comandante rubro-anil tem em mãos um elenco de 27 atletas, que reúne nomes da base do Enxuga Rato com atletas mais experientes como os atacantes Fabinho e Sukita.
Técnico: Paolo Rossi
Folha Salarial e despesas: Cerca de R$ 100 mil reais
Mando das Partidas: Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina
Partida de estreia: em casa, contra o Picos, no sábado (23).
Picos
Outra equipe que vai apostar forte na base é o Picos. O Zangão foi o vice-campeão estadual Sub-20, e o mesmo técnico que comandou a garotada na base assumiu o time na Série B. Felipe Sousa teve pouco tempo de preparação da equipe, já que o Sub-20 encerrou no dia 11 de setembro. Ou seja, menos de 15 dias para a estreia na segunda divisão. O pouco tempo de preparo deve ser compensado pelo entrosamento já conquistado por parte do elenco, que jogou o torneio de base.
Técnico: Felipe Sousa
Folha Salarial: Não divulgado
Mando das Partidas: Estádio Helvídio Nunes, em Picos
Partida de estreia: fora casa, contra o Piauí, no sábado (23).
Modelo de disputa da Série B
A Segunda Divisão do Estadual começa no dia 23 de setembro. A primeira fase segue sendo disputada até o dia 14 de outubro, com a realização dos jogos da última rodada. A final será disputada em jogo único. Em caso de empate o campeão será conhecido nos pênaltis. O campeão e vice da competição estarão credenciados a disputar a Série A do Piauiense em 2024.