O Governador do Piauí apresentou a investidores o projeto de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da microrregião de água e esgoto do piauí (MRAE), conhecido popularmente como a "PPP da Agespisa". O evento foi promovido pela Secretaria da Administração (Sead), na última segunda (22), em São Paulo (SP).
Durante o evento, foram apresentados o modelo de concessão, as metas e objetivos do projeto, além de informações sobre o mercado de saneamento básico no Piauí. O evento reuniu empresários e investidores e contou com a presença do governador Rafael Fonteles; do secretário da Administração, Samuel Nascimento, que também é o secretário-geral da MRAE; e da superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Monique Menezes.
A expectativa do governador é que o certame seja realizado até o fim do mês de julho. O objetivo principal da PPP da Agespisa é atender 99% da população do Piauí com água de qualidade em um prazo de oito anos. O esgotamento sanitário atenderá 90% da população em 15 anos e o prazo para redução das perdas de água em 30% será de 8 anos. A concessão será por 35 anos, com um investimento total de R$ 8,6 bilhões.
O governador apresentou números relacionados à população e extensão territorial do estado e ressaltou a evolução econômica do Piauí.
Já o secretário da Administração, Samuel Nascimento, destacou o desafio de melhorar o serviço de saneamento e distribuição de água no Piauí.
“Reunimos os principais nomes do mercado de saneamento e possíveis investidores neste roadshow, que tem o objetivo de apresentar o projeto e atrair investidores interessados em participar do processo. A iniciativa faz parte de um esforço do Governo do Estado para melhorar a qualidade dos serviços de saneamento básico e garantir o acesso à água potável e tratamento de esgoto para a população”, afirmou.
Também foram realizadas reuniões individuais com empresas e fundos de investimentos, que seguirão nesta terça-feira (23), com o intuito de fomentar o interesse de investidores no setor na PPP da Agespisa. “Essas reuniões individuais são para as empresas tirarem dúvidas específicas, além de ser um momento de networking entre os participantes”, destacou Monique Menezes, superintendente da Suparc.