Portal O Dia

Piauí tem 51 cidades em alerta para chuva nas próximas horas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas intensas para 51 cidades do Piauí nesta quinta-feira (18). Este alerta compreende municípios localizados nas regiões Sudoeste, Centro-Norte e Sudeste do Estado e tem validade até o final da manhã

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Piauí tem 51 cidades em alerta para chuva intensa

De acordo com o alerta, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ocorrência de ventos intensos entre 40 e 60 Km/h além de baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Inmet alerta que, em caso de rajadas de vento, a população das cidades afetadas evite se abrigar debaixo de árvores e evite estacionar seus veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É recomendado também evitar o uso de aparelhos elétricos ligados à tomada. Em caso de emergência, a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros devem ser acionados através dos números 199 e 193, respectivamente.

Além do Piauí, o alerta de perigo potencial de chuva intensa vale também para os Estados do Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Acre, Amazonas, Rondônia, Pará, Amapá e Bahia.

Reprodução/Inmet
Piauí tem 51 cidades em alerta para chuva nas próximas horas

Confira a previsão do tempo para Teresina nesta quinta-feira (18)

A previsão do tempo para Teresina nesta quinta-feira (18) é de céu com poucas nuvens pela manhã e céu com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas durante a tarde e a noite. A umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 90%, e a temperatura deve ficar entre a mínima de 23°C e a máxima de 36°C.

Jailson Soares/O Dia
Previsão do tempo para Teresina é de céu nublado

Como funcionam os alertas do Inmet?

A previsão do tempo pelo INMET utiliza modelos numéricos avançados para simular o comportamento atmosférico futuro. Esses modelos consideram uma variedade de variáveis, como pressão atmosférica, temperatura, umidade relativa e ventos.Estes dados são observados nas estações meteorológicas em modelos numéricos de previsão com imagens de satélites e em radares meteorológicos.

No Brasil são mais de 750 estações meteorológicas distribuídas em todos os estados. Os dados emitidos por elas são usados para avaliar como o tempo se comportará em um intervalo de até 174 horas à frente dos eventos climático. As informações emitidas são usadas também para auxiliar no desenvolvimento de atividades na agricultura, na marinha, na aeronáutica, na pesca e no turismo.

Confira abaixo as cidades do Piauí em alerta para chuva