Portal O Dia

Piauí reduz em cerca de 63% os casos de dengue no começo do ano, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (07) dados referentes à situação epidemiológica do Brasil quanto às arboviroses como dengue, chikungunya, zika e febre oropouche. Os dados são considerados animadores para o Piauí. O Estado conseguiu reduzir em cerca de 63,5% os casos de dengue entre a primeira e a quarta semana epidemiológica de 2025 em relação ao mesmo período de 2024.

No ano passado, o Estado havia registrado no começo do ano 457 casos confirmados de dengue. Em 2025, este número caiu para 167 casos. O coeficiente de incidência também reduziu de 14 a cada grupo de 100 mil habitantes em 2024 para 5,1 casos a cada grupo de 100 mil habitantes em 2025. Em 2024, o Piauí tinha o coeficiente de incidência de dengue mais alto do Nordeste. O número em 2025 é quase três vezes menor.

Arquivo O DIA
Piauí reduz em cerca de 63% os casos de dengue no começo do ano, diz Ministério da Saúde

Em relação aos demais estados do Nordeste, o Piauí se destacou como o que obteve o maior percentual de redução nos casos de dengue, segundo os dados do Ministério da Saúde.

Para efeito de comparação, o Maranhão reduziu em 45% os casos da doença no começo deste ano, o Rio Grande do Norte registrou queda de 15%, Alagoas reduziu em 22% e a Bahia reduziu em 56%. Os outros estados tiveram aumento nos diagnósticos de dengue nas quatro primeiras semanas epidemiológicas do ano: Ceará aumentou em 6% os registros da doença, Paraíba aumentou em 23% E Sergipe aumentou 96%, tendo saltado de 77 casos em 2024 para 151 em 2025.

No documento, o Ministério da Saúde destaca que estados como a Bahia e o Piauí tiveram queda nos registros de dengue neste começo de 2025 por conta da melhora nas condições de controle e prevenção da doença como programas de combate ao Aedes aegypti, campanhas de eliminação de criadouros e a adoção de estratégias educacionais mais eficazes.

Bruno Concha/Secom
Piauí reduz em cerca de 63% os casos de dengue no começo do ano, diz Ministério da Saúde

Algumas mudanças sazonais também podem ter contribuído para esta queda. O Ministério da Saúde lembra que há regiões do Piauí sendo castigadas pela seca (o Estado tem no momento 66 municípios em situação de emergência declarada) e o período de chuvas mais intensas ainda não chegou em grande parte do estado.

Autoridades já fizeram alertas

Nesta semana, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), região que tem a maior concentração populacional do Estado, emitiu um alerta para o registro de casos de Dengue Tipo 3 no Brasil e do perigo que isso representa a nível local. A Dengue Tipo 3 é a forma mais grave da doença.

Para evitar um possível surto deste sorotipo na capital, a FMS intensificou ações preventivas, incluindo inspeções in loco nas residências pelos agentes de endemias e a conscientização da população sobre os riscos do acúmulo de água parada.

Entenda os tipos de Dengue


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.