A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou mais uma morte por sengue no Estado. O Piauí já soma três óbitos decorrentes da doença em 2024. A terceira vítima é uma mulher natural do município de Manoel Emídio. A morte aconteceu em fevereiro, mas somente nesta quarta-feira (03) o diagnóstico foi confirmado pelas autoridades em Saúde do Estado.
LEIA TAMBÉM
A Sesapi não informou o nome desta terceira vítima da dengue no Piauí, mas disse se tratar apenas de uma mulher de 31 anos. Antes dela, outras duas pessoas vieram a óbito no Estado por complicações da doença: um homem de 51 anos e um paciente de 26 anos, ambos na cidade de Bom Jesus.
A situação do município de Bom Jesus preocupa as autoridades de Saúde do Piauí. É que a Sesapi investiga um outro óbito suspeito de dengue na cidade e que ainda não foi registrado junto ao sistema oficial do Ministério da Saúde.
De acordo com o painel temático da Dengue, produzido pela Secretaria de Saúde, o Piauí possui 4.970 casos prováveis de dengue com dois óbitos em investigação e três já confirmados como decorrentes da doença. O coeficiente de incidência da dengue no Estado é 152 e a letalidade em casos prováveis é 0,06. Já a letalidade em casos graves é 2,31.
Perfil dos pacientes
O painel temático da Dengue, produzido pela Sesapi, mostra que a maior parte dos casos prováveis da doença está entre as pessoas de 20 a 29 anos: 687 casos prováveis são em pacientes mulheres e 528 são em pacientes homens. A menor taxa de incidência está entre os idosos de 80 anos e mais (17 casos entre os homens e 23 casos entre as mulheres).
Quais os sintomas da Dengue?
A dengue pode causar, dentre outros sintomas:
- Febre alta acima de 38.5ºC.
- Dores musculares intensas
- Dor ao movimentar os olhos
- Mal estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo