Pela primeira vez, o VAR (sistema de assistência de arbitragem por vídeo) será utilizado nas fases finais do Campeonato Piauiense 2025. A novidade foi confirmada nesta terça-feira (25) após uma reunião entre o presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Robert Brown Carcará, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, no Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que a tecnologia será utilizada em uma partida do Campeonato Piauiense.
O VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) é uma tecnologia utilizada no futebol para auxiliar os árbitros nas decisões de campo, garantindo maior precisão e justiça durante a partida. O sistema é composto por um conjunto de câmeras instaladas no estádio que registram as jogadas, permitindo que os árbitros assistentes, localizados em uma sala de monitoramento, revisem as ações mais polêmicas. O VAR é utilizado para revisar situações específicas, como gols, pênaltis, cartões vermelhos diretos e casos de identidade equivocada de jogadores.
Embora esta seja a primeira utilização da tecnologia em uma partida do Campeonato Piauiense, não será a primeira vez do uso da tecnologia em uma partida oficial no Piauí. No dia 10 de agosto do ano passado, o VAR foi utilizado na partida entre Altos e Treze no Estádio Lindolfo Monteiro, pelas oitavas de final do Brasileirão Série D.
Na partida, o VAR foi utilizado nos acréscimos para checar um passe, o que resultou na expulsão do zagueiro Leandro Amorim do Altos. O resultado da partida foi vitória do Treze por 1 a 0 do Altos, de gol feito por Gui Campana aos oito minutos do primeiro tempo. Após o fim da segunda fase, a FFP deverá informar as datas e locais das partidas das semifinais e finais do Estadual.
LEIA TAMBÉM
Anúncio foi publicado nas redes sociais da FFP-PI:
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.