A popularidade do governador Rafael Fonteles (PT) é bem avaliada em todo o estado, mas é bom lembrar que em eleições municipais a relação dos candidatos a prefeito com a população é mais direta e isso tem um impacto muito maior e pode definir o resultado do processo.
No cenário atual, candidatos que não recebem o apoio do governador estão bem posicionados em importantes cidades do estado. Em Teresina, Silvio Mendes é um dos protagonistas da disputa. Em Parnaíba, Francisco Emanuel, candidato de Mão Santa, é competitivo e tem chances reais de vencer; em Floriano, a eleição caminha para a polarização e o atual prefeito Antônio Reis (PSD) cresceu e pode surpreender; em Campo Maior, Joãozinho Félix navega em mar tranquilo; em União, Gustavo Medeiros pavimenta o caminho para seguir no comando da cidade.
Já em Pedro II, a prefeita Betinha Brandão (PP) também é bem avaliada; em Oeiras, o grupo que comanda a Prefeitura também se organizou para o pleito e a eleição será novamente competitiva. O nome do candidato a prefeito é o José Alberto e o vice B. Sá.; Em São João do Piauí, o candidato Dr. Alexandre, do PSB, também tem chances de vencer. Lá, o candidato do governador é o atual prefeito Ednei Amorim (PT), que disputa a reeleição e tem o forte apoio do senador Marcelo Castro.