Um relatório divulgado pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) aponta que, no Piauí, 713 empreendimentos foram abertos no mês de julho deste ano. O número representa uma média de 23 empresas registradas por dia.
O crescimento de novas empresas pode ser justificado pela maior simplificação do processo. Conforme informações da Redesim, o Piauí está entre os três estados mais rápidos na abertura de empresas. No mês passado, o tempo total de registro de empreendimentos foi de 12h.
Sobre o assunto, Alzenir Porto, presidente da entidade, comenta que, há seis meses, o tempo de abertura era de um dia e duas horas, o que demonstra uma evolução na agilidade de registro de novas empresas. “Esse tempo muda mês a mês, mas a equipe da Jucepi se esforça sempre para manter o menor tempo possível de análise dos processos”, destaca Alzenir.
Apenas no primeiro semestre de 2023, a abertura de novas empresas cresceu mais de 13% no Piauí. Um total de 4.302 empreendimentos foram registrados em diversos setores econômicos.
Como registrar um empreendimento?
Todo o processo de abertura de empresa pode ser realizado online por meio do site GOV.PI, que é uma formulação do Piauí Digital, plataforma que integra a Redesim. Dessa forma, o registro de um negócio torna-se mais simples e ágil.
Gerenciado pela Jucepi, o site reúne os serviços para empreendedores, como a possibilidade de registrar e baixar uma empresa, incorporar um empreendimento ou solicitar o certificado de Microempreendedor Individual (MEI).