A conscientização é a principal forma de melhorar o comportamento de condutores e pedestres no trânsito no Piauí, segundo o diretor da Escola Piauiense de Trânsito, Daniel Carvalho. O gestor defendeu que é possível reduzir o número de acidente através de campanhas educativas voltadas para educação no trânsito.
Daniel Carvalho revelou que a grande maioria dos acidentes são provocados por infrações. “A maioria dos acidentes que temos hoje são devido velocidade acima do limite permitido, uso de celular ao volante e imprudência. O que mais vemos nas estradas é ultrapassagem em local proibido que causa um acidente, um pedestre que desrespeita uma regra de trânsito e causa um acidente”, disse.
LEIA TAMBÉM
O diretor comentou que a Escola Piauiense de Trânsito tem focado sua atuação em ações educativas voltadas para crianças e escolas de todo o estado. Para ele, os estudantes são capazes de corrigir a atitude dos pais e chegar na fase adulta com mais responsabilidade no trânsito.
“A experiencia que nós temos é que as crianças cobram os próprios pais. As crianças que receberam instrução nos colégios chegam aos pais e apontam o erro. Isso é importante para que a gente comece a melhorar o trânsito no nosso estado”, comentou.
Daniel Carvalho anunciou a programação da Semana do Trânsito do Piauí, que acontece de 18 a 25 de setembro com atividades em Teresina e no interior. Na Capital, ações serão desenvolvidas na sede do Detran e passeio ciclístico. No interior, serão contempladas com a semana os municípios de Parnaíba e Picos, que receberão iniciativas voltadas para escolas e caminhoneiros.