Os partidos MDB e PSD no Piauí farão novamente uma fusão cruzada para a corrida do próximo pleito eleitoral, no qual deverá ser realizado apenas no ano de 2026. A informação foi confirmada ao O Dia, nesta segunda-feira (2), pelo presidente regional do MDB, o senador Marcelo Castro.
LEIA TAMBÉM
A união de forças não é nova. Nas eleições de 2022, MDB e PSD realizaram a mesma conjuntura política em prol da conquista de cadeiras no Poder Legislativo, tanto na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) como na Câmara dos Deputados. O assunto foi novamente debatido nesta segunda-feira (2), no qual contou com a presença dos correligionários das duas legendas.
O senador Marcelo Castro comentou sobre o encontro realizado entre MDB e PSD e destacou que a aliança de 2022 gerou bons frutos, bem como pôde auxiliar para o fortalecimento e sobrevivência de ambas as siglas.
"Na eleição passada nós fizemos uma coligação cruzada, em que todos os candidatos a deputado federal pelo MDB foram para o PSD e todos os candidatos a deputado estadual do PSD foram para o MDB. Foi uma estratégia que a legislação permite para viabilizar a sobrevivência e o fortalecimento desses dois partidos. Está faltando menos de dois anos para eleição e nós achamos por bem convocar os deputados estaduais e os deputados federais para a gente discutir de novo qual vai ser a estratégia para 2026", disse.
Ao O Dia, o presidente regional da agremiação afirmou que o acordo para a manutenção da fusão cruzada foi acertado recentemente. Apesar das discussões sobre o assunto estarem ainda muito prematuras, a fusão cruzada entre MDB e PSD acontecerá novamente em 2026.
Questionado se a fusão se repetiria da mesma forma como em 2022, com os candidatos à Assembleia Legislativa sendo do MDB e da Câmara dos Deputados sendo do PSD, Castro apenas destacou que a temática continua em discussão.
Espaços no Governo do Estado
Marcelo Castro também argumentou sobre uma possível ampliação de espaços para as três principais siglas da base governista, sendo eles o PT, MDB e PSD. Ele ressaltou que os partidos continuam unidos e que o critério atual de divisão de espaços no Governo continua o mesmo, sem alterações significativas.
“Sem nenhuma dúvida que nós estamos unidos tanto na proporcional quanto na majoritária. Quanto a essa questão do espaço do Governo eu acho que isso é independente, isso não traz nenhuma relação direta com essa coligação cruzada. O critério que o governador Rafael Fonteles tem utilizado é o critério do deputado estadual, as secretarias, os espaços de governo são divididos pelos secretários, pelos deputados estaduais, independente de ser do MDB ou de ser do PSD”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.