Em uma demonstração de unidade e alinhamento estratégico, líderes dos partidos Progressistas, PSDB e PL se reuniram nesse sábado (12) para discutir metas e diretrizes visando as eleições de 2024. O encontro, que aconteceu em Teresina, reuniu importantes figuras da oposição, que buscaram traçar planos para enfrentar o cenário político nos próximos meses.
O encontro contou com a presença do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas (PP). Nogueira ressaltou a importância da união dos partidos de oposição, bem como destacou quais os próximos passos do bloco oposicionista no Piauí em 2024.
O vereador Edson Melo, presidente municipal do PSDB em Teresina, destacou que a ação primordial no momento é a união de forças em prol das eleições de 2024.
"Primeiro sempre é colocar em destaque e fazer com que esse grupo se mantenha unido. Estamos aqui com vários partidos juntos. Na reunião o ponto de destaque foi o cronograma para que a gente definisse muito em breve o candidato majoritário do grupo", afirmou Melo.
O presidente do diretório estadual do PSDB, Luciano Nunes, reforçou a importância de ouvir a voz das ruas e da sociedade civil na escolha dos nomes para as próximas eleições: "Muitas sugestões que foram ditas na reunião e que serão conversadas entre os partidos e a ideia é de que todos possam continuar suas trilhas de pré-campanhas, fazer pesquisas qualitativas e quantitativas, bem como estabelecer o calendário para definição de nomes e da melhor estratégia para o ano que vem", declarou Nunes.
De acordo com o vice-presidente estadual do Partido Liberal, Daniel Pereira, o momento agora é de destinar forças da legenda para pleitear cadeiras proporcionais nas 20 maiores cidades do Piauí somando forças com o bloco da oposição.
"O PL tem uma estratégia muito clara para o Piauí. A gente vai focar nas 20 maiores cidades do Estado com preferência para as eleições proporcionais. Saímos de uma eleição que não conseguimos cadeiras proporcionais e que não tínhamos representatividades nesses municípios. Então, nosso foco agora é ter vereadores nessas cidades e estar mais perto do eleitor”, disse Pereira.
Uma das ausências sentidas na reunião foi do ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes. O ex-gestor atualmente é presidente do União Brasil no Piauí. O motivo da ausência não foi informada pelos correligionários.