Portal O Dia

Inteligência Artificial começará a ser implantada no Governo do Piauí pela Secretaria de Administração

O Governo do Piauí deu início ao projeto estratégico para integrar a inteligência artificial (IA) nos processos de gestão administrativa nas suas distintas pastas. Em uma reunião realizada na última sexta-feira (25), o secretário de Administração, Samuel Pontes, e o secretário de Inteligência Artificial, André Macêdo, acordaram que a implantação da IA no setor público vai iniciar pela secretaria de Administração, a SEAD.

Segundo as informações, o enfoque inicial visa a capacitação e diagnóstico estrutural da SEAD. Logo após, o foco será capacitar lideranças em IA por meio de cursos intensivos voltados para os gestores de alto escalão.

Arquivo / O Dia
Inteligência Artificial começará a ser implantada no Governo do Piauí pela Secretaria de Administração

“Fazendo aqui uma reunião de trabalho para a gente identificar os próximos passos na transformação digital, mas especialmente na aplicação de inteligência artificial no Governo do Estado do Piauí. Tiramos alguns encaminhamentos aqui, ainda esse ano deve iniciar a formação dos servidores de alta gestão em um curso de Fast MBA em inteligência artifical. Um curso de curta duração”, disse Samuel Pontes.

Além disso, o secretário pontuou que, até o final de 2024, será elaborado um relatório-diagnóstico sobre as possibilidades de aplicação da IA nas diversas secretarias.

“Acordamos aqui que vamos finalizar o ano de 2024 com um relatório-diagnóstico nas secretarias e a gente vai começar pela SEAD”, relatou.

Para André Macêdo, o projeto tem como meta ampliar o uso e a compreensão da inteligência artificial dentro da administração pública.

“A ideia é que a gente avance na popularização interna no Governo da inteligência artificial. Então, nada mais natural do que a gente avançar no processo e formação. O modelo constitui da gente fazer um Fast MBA , uma formação rápida para os líderes entenderem o potencial das ferramentas de IA que já existem, estão prontas para serem utilizadas, e no segundo momento logo em seguida vai fazer a formação do corpo diretivo do Governo para começar a usar isso”, frisou André Macêdo.

Ele detalhou que o plano de formação em IA para os gestores começa com o Fast MBA, seguido de uma preparação para o corpo diretivo. Macêdo finalizou que a análise profunda, com mapeamento de processos e sistemas, proporcionará numa otimização dos serviços prestados ao cidadão.

“A ideia é que a gente tenha um processo de diagnóstico que vai desde sistemas, entendimento de dados, mapeamento de serviços que são oferecidos aos cidadão, mapeamento dos processos, para que isso ser desburocratizado e avançado. Tudo isso pronto, a gente tem um plano de desenvolvimento de IA para a Secretaria de Administração”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.