Portal O Dia

Homem preso em Parnaíba se passava por criança na internet para obter fotos íntimas de meninas

Um homem foi preso temporariamente na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, acusado de armazenamento e compartilhamento de material relacionado a abuso sexual infantojuvenil na internet. A prisão ocorreu no âmbito da Operação Carcará 15, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta (13). Ao todo, foram cumpridos três mandados judiciais, sendo dois de busca e apreensão.

Divulgação/PF
Homem preso em Parnaíba se passava por criança na internet para obter fotos íntimas de meninas

Conforme as investigações, o acusado armazenou, produziu e compartilhou imagens de violência sexual infantojuvenil durante anos. Ele criava perfis falsos nas redes sociais, em que se passava por uma criança. Quando ganhava a confiança das vítimas, o suspeito encaminhava fotos nuas de uma criança fictícia para as e solicitava imagens do mesmo cunho como prova de amizade. Através dessa engenharia social, o investigado fez dezenas de vítimas.

De acordo com a PF, o homem poderá responder pelos crimes de produção, posse e compartilhamento de material de violência sexual bem como estupro de vulnerável. Ressalta-se que há diversas vítimas, crianças e adolescentes, em processo de identificação por parte da Polícia Federal.

Alerta para os pais: como proteger seus filhos de abusos infantojuvenis na internet

Em 2024, a Polícia Federal deflagrou 20 operações com foco na repressão ao abuso sexual infantojuvenil. A entidade alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. 

A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes. Confira algumas dicas de como proteger crianças e adolescentes de abusos infantojuvenis na internet:


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.