Portal O Dia

Guardas municipais se espalham por municípios do interior e avançam “no respaldo policial”

Muitas cidades piauienses começam a promover concursos para a função de guarda municipal. Há 10 anos atrás, nem Teresina tinha a instituição. A tropa tem deixado de ter um viés apenas de segurança patrimonial, e avançam cada vez mais no próprio combate a violência, sendo comuns operações e atuação contra vários crimes. Esse avanço é importante e mostra um caminho sem volta: a municipalização do debate sobre segurança pública.

Cidades como Parnaíba, José de Freitas e União já possuem guardas municipais. Barras já realizou concurso público e Piripiri realiza o certame nas próximas semanas.

De fato, as prefeituras precisam ter cada vez mais consciência de seu papel na promoção da segurança. O avanço da violência demanda cada uma forte atuação de todo o poder público, e os municípios precisam ser integrados ao processo. E aqui não se fala apenas sobre atuação da guarda municipal, mas também um planejamento estratégico para o desenvolvimento de programas com essa temática que envolvam a educação infantil, a promoção de espaços de lazer como praças e parques, políticas de atenção e qualificação para a juventude, investimentos em cultura e esporte, dentre outros.

Reprodução
Concurso para Guarda Municipal de União tem salário de R$ 1.412,00