Com uma programação que teve início às 20 horas da sexta-feira (3) e encerramento às 6 horas da manhã do sábado (4), mais de 6 mil estudantes participaram do Corujão da Vitória em Teresina, um evento gratuito e grandioso de revisão de conteúdo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O evento ocorreu no Theresina Hall, na zona leste da capital, e ofereceu aos participantes as dicas finais a menos de 48 horas para o primeiro dia de aplicação das provas, neste domingo (5).
O Piauí é um dos estados brasileiros que geralmente figura entre as maiores taxas de presença na aplicação das provas. No Estado, 99.644 estudantes se inscreveram no Enem 2023. O número supera a quantidade de inscritos alcançados no ano de 2022, quando contabilizou 83.308 inscritos e teve uma taxa superior a 70% de presença, o segundo maior do Brasil.
Estudantes de Teresina e da região metropolitana estiveram na revisão, envolvendo sete Gerências Regionais de Educação (GRE). Dinâmicas, sorteio de brindes, games, música, escolha do Garoto e da Garota Corujão, professores fantasiados e show de humor foram algumas das estratégias para manter os estudantes focados durante as 10 horas de evento.
Além do material didático, os estudantes receberam lanche e café da manhã, ao final do evento. Com transmissão ao vivo pelo YouTube, estudantes de diversos locais do Piauí e do Brasil acompanharam e interagiram em tempo real com os professores.
LEIA TAMBÉM
O Corujão contou com aulas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ministrou a revisão de Língua Portuguesa, ao lado da professora Hildalene Pinheiro.
“O tradicional Corujão da Vitória foi inesquecível. Foi um momento de trazer leveza, desaceleração e descontração aos estudantes, mas também de revisar conteúdos importantes. Temos plena confiança na capacidade e preparação de nossos estudantes”, declarou o Secretário Washington Bandeira.
A estudante Sofia Oliveira, 17 anos, é estudante do Centro Estadual de Tempo Integral Didácio Silva e participou do Corujão da Vitória pela primeira vez. “O meu objetivo é cursar Direito no Ensino Superior. Gostei muito da revisão e da organização, fiquei atenta do início ao fim e me sinto confiante para as provas do Enem”, comentou.
A força-tarefa para promover a inclusão universitária de milhares de jovens é uma realização do programa Novo Pré-Enem Seduc, que, ao longo do ano de 2023, percorreu aproximadamente 19 mil quilômetros com 68 revisões presenciais e mais 13 no formato on-line em 26 municípios espalhados pelo Piauí.