Dez trechos da bacia do rio Parnaíba monitorados pela Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, tem apresentado um aumento de 10% acima da média anual. As passagens do rio foram enquadradas em estado de alerta no boletim emitido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) nesta quarta-feira (21).
Segundo dados da rede de monitoramento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), os trechos da bacia do rio Parnaíba que foram colocados em cota de atenção estão localizados em diferentes municípios do estado. Confira quais são eles:
- 2 trechos no Rio Parnaíba, em Santa Filomena;
- Trecho no Rio Piauí, em São João do Piauí;
- Trecho no Rio Itaím, em Santa Cruz do Piauí;
- Trecho no Rio Itaím, em Oeiras;
- Trecho no Rio Canindé, em Francisco Ayres;
- Trechos no Rio Poti, em Prata do Piauí;
- Trechos no Rio Poti, em Castelo do Piauí;
- Trecho no Rio Parnaíba, em Miguel Alves;
- Trecho no Rio Longá, em São José do Divino.
LEIA TAMBÉM
O boletim divulgado pela secretaria também afirma que o trecho do Rio Poti no Centro de Educação Ambiental da SEMARH/PI, em Teresina, registrou as seguintes cotas: 9h BRT – 562cm; 13h BRT – 588cm; 15h BRT – 600cm.
A coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Críticos, Sara Cardoso, alerta a população para se precaver diante dessa situação. "É essencial que tanto a população quanto os órgãos competentes estejam alertas para a possibilidade de enchentes e inundações, a fim de se protegerem de situações extremas relacionadas aos níveis dos rios", conclui.