Portal O Dia

Com o Altos, único representante do Piauí, Copa do Nordeste começa nesta terça (21)

A 22ª edição da Copa do Nordeste começa na noite desta terça-feira (21) e promete reunir a força dos participantes, tradição e paixão popular. A principal competição regional do país será aberta, em sua fase de grupos, com o atual campeão em campo, o Fortaleza. O Leão do Pici recebe o Moto Club-MA, às 20h, no Presidente Vargas, em Fortaleza.

Pouco depois, em Maceió, o Rei Pelé, palco da última decisão, terá o confronto entre CSA-AL e Confiança, às 21h30. Único representante na edição de 2025, o Altos estreia só na quinta-feira (23) fora de casa, diante do Sousa-PB, às 19h no Marizão, em Souza, no interior paraibano. (Confira todos os jogos da primeira rodada abaixo).

O Jacaré fez o último treino em Teresina na segunda (20). A atividade teve o comando dos preparadores físicos do clube, André Otaviano e Sávyo Gomes. No primeiro momento, os atletas fizeram um trabalho de fortalecimento muscular na academia. Em seguida, o grupo participou de um treino físico com foco na troca de passes rápidas em espaço reduzido. A equipe viajou ainda na segunda, de ônibus. Em solo paraibano, o Altos deverá ter trabalhos de preparação para o duelo nesta quarta-feira (22).

Ascom / Altos
Altos enbarca para confronto contra o Sousa-PB, pela Copa do Nordeste
Rafael Ribeiro/CBF
Troféu da Copa do Nordeste

Como funciona o Nordestão:

O campeão se classificará diretamente para a terceira fase da Copa do Brasil de 2026 e ganhará a taça conhecida popularmente como Orelhuda devido as suas duas alças. O design do troféu remete à união dos estados nordestinos e à competitividade da Copa do Nordeste. A competição reúne acirradas rivalidades estaduais presentes ao longo da disputa. O embate Ba-Vi, por exemplo, foi a final nas edições de 1997, 1999 e 2002, Além disso, os baianos Vitória e Fluminense de Feira brigaram pelo título em 2003.

Na primeira fase, os únicos conterrâneos que irão se enfrentar são Fortaleza e Ferroviário-CE, pelo Grupo A, e Bahia e Juazeirense-BA, pelo Grupo B. A partir das quartas de final, os clássicos são mais prováveis, a depender da classificação das equipes. Quatro de cada grupo avançam. Os confrontos terão o seguinte critério: 1º do Grupo A x 4º do Grupo B2º Grupo A x 3º do Grupo B1º Grupo B x 4º do Grupo A; e 2º Grupo B x 3º Grupo A.

Confira os jogos da 1ª rodada:

GRUPO A

GRUPO B


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.