Portal O Dia

Com déficit de 80%, Banco de Sangue do Hospital São Marcos convoca doadores

Com as festas de fim de ano e as férias, o Banco de Sangue de Teresina teve uma queda de 80% nas doações em dezembro. Sob o risco de faltar bolsas de sangue, o GSH faz um apelo aos doadores e à população em geral para comparecerem à instituição urgentemente e efetuarem sua doação de sangue e de plaquetas. Para que se mantenha um equilíbrio nos estoques são necessárias cerca de 60 doações diárias. Porém, neste momento, o banco tem recebido de 5 a 10 doações por dia.

“Precisamos de doações de todos os tipos sanguíneos. Estamos enfrentando um período muito crítico. Caso as doações não se normalizem, há o risco de faltar bolsas de sangue para os pacientes que estão internados nos hospitais em tratamentos diversos”

Érica Santanalíder de captação do Banco de Sangue
Assis Fernandes/ODIA
Doações de sangue

A instituição alerta que a demanda por hemocomponentes aumenta consideravelmente nesta época do ano, principalmente em razão dos acidentes de trânsito nas estradas, onde há um número maior de veículos em circulação.

 

O GSH Banco de Sangue de Teresina funciona das 7h às 12h30, de segunda a sábado, na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, Centro (Sul) - 3º andar (Centro Clínico Hospital São Marcos – Ala B). O local dispõe de estacionamento gratuito para os doadores, de segunda a sexta-feira.

 

Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente pelos telefones (86) 3026-8200 e WhatsApp (86) 98139-7943, observando os requisitos abaixo.

Confira os pré-requisitos para doação de sangue