Portal O Dia

Chico Lucas não descarta possibilidade de ser vice de Rafael Fonteles em 2026

Durante entrevista ao programa Comando Geral, da FM O Dia e O Dia TV, nesta terça-feira (04) o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, não descartou a possibilidade de disputar as eleições de 2026 para cargos no executivo, incluindo o de vice-governador em uma possível chapa encabeçada pelo atual governador Rafael Fonteles (PT). O próprio secretário afirmou que o pedido para "deixar em aberto" a possibilidade de concorrer em um pleito eleitoral a cargos no executivo partiu de Fonteles.

“Na verdade, o que foi conversado (com o governador) é para não excluir. Eu sou taxativo, quando eu fui presidente da OAB-PI eu disse que não ia para a reeleição e não fui. Não fui para a reeleição, nem fui para nenhum outro cargo. Hoje eu não participo mais do sistema da Ordem. Só vou lá em solenidades eventuais, duas por ano: dia do advogado e o aniversário da OAB-PI”, disse Chico Lucas.

Então, o governador pediu assim: não exclua essa possibilidade (de disputar cargos no Executivo), deixe em aberto

Chico LucasSecretário de Segurança Pública (SSP-PI
Assis Fernandes / O Dia
Chico Lucas, secretário de Segurança Pública (SSP-PI)

A única restrição de Chico Lucas quanto a uma eventual candidatura em 2026 é em relação a cargos no Legislativo. Novamente por conta de um pedido do governador. “O compromisso que nós fizemos (com Rafael Fonteles) foi de não ser candidato a cargos legislativos; deputado estadual, nem federal. E nem senador. Então, eu não sei para o Executivo, mas para o Legislativo, com certeza, nós não seremos candidatos”, enfatizou. 

Atualmente, o cargo de vice é ocupado por Themístocles Filho, do MDB. Mas analistas avaliam que são poucas as chances dele seguir na chapa para o pleito de 2026. Isso porque o PT deve priorizar uma chapa "puro sangue", que é quando os dois candidatos da chapa pertencem à mesma legenda. Durante a entrevista, Chico Lucas aproveitou para rebater críticas de que ele não era um "petista raiz".

“Eu sou petista histórico. Até o pessoal brinca com a história do ‘Rafa Boy’. Eu já era petista antes de ser ‘Rafa Boy’", brincou.

Jailson Soares / O Dia
Chico Lucas e Rafael Fonteles

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.