Portal O Dia

Ano bissexto: 23 bebês piauienses nasceram no dia 29 de fevereiro

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) registrou, no dia 29 de fevereiro de 2024, o nascimento de 23 bebês piauienses. Esses vieram ao mundo em um ano bissexto e, por isso, comemoram o dia de seus aniversários apenas a cada quatro anos. Do total de crianças que nasceram nesta quinta-feira, 16 foram cesáreas e sete partos naturais.

Reprodução/Sesapi
23 bebês piauienses nasceram no dia 29 de fevereiro

Entre os recém-nascidos está Joaquim Fontineli, que veio ao mundo às 9h08, com 49 centímetros e 2 quilos e 600 gramas. Segundo os pais da criança, Maria de Jesus Pereira e Josimar de Andrade, a expectativa inicial era que Joaquim chegasse ao mundo no dia 27, coincidindo com o aniversário do avô paterno. 

No entanto, o fato do pequeno ter nascido em um dia bissexto torna a experiência ainda mais especial. Isso ocorre porque os dias bissextos são raros. A chance de nascer em 29 de fevereiro é de apenas uma em 1.461.

“É algo muito diferente nascer no ano bissexto. Eu acho que quando o meu filho tiver adulto, além de ser uma coisa diferente, ele vai tirar onda, como os jovens de hoje dizem, porque não é qualquer um que nasce no dia 29 de fevereiro. Ele vai ter duas datas para fazer o seu aniversário, mas a oficial é em quatro anos, que é da hora. E eu tô feliz, nós estamos felizes”, comentou o pai do Joaquim. 

Divulgação/MDER
Joaquim Fontineli veio ao mundo em dia bissexto

Nos anos bissextos, fevereiro tem 29 dias em vez dos habituais 28. Isso ocorre a cada quatro anos para corrigir a discrepância entre o calendário civil e o ano astronômico. O nosso calendário, que tem 365 dias, não corresponde exatamente ao tempo que a Terra leva para orbitar o Sol, que é aproximadamente 365 dias e 6 horas. 

Essa diferença de cerca de seis horas por ano resulta em um descompasso ao longo do tempo. Para compensar essa discrepância e manter o calendário alinhado com as estações do ano, um dia extra é adicionado a cada quatro anos, criando o ano bissexto.

Assis Fernandes/ODIA
No ano bissexto, um dia extra é adicionado ao mês de fevereiro

Quando as pessoas que nascem em 29 de fevereiro são registradas?

A data de nascimento é oficialmente estabelecida pela Declaração de Nascido Vivo (DNV), conforme preconizado pela Lei 6.015, de 1973, que regula os registros públicos. De acordo com essa legislação, a certidão de nascimento deve refletir com precisão o dia, mês, ano, local e horário do nascimento, conforme registrado na DNV. Qualquer tentativa de modificar essa data, como alterá-la para 28 de fevereiro ou 1º de março, é considerada um crime.

Em tempos passados, era comum ajustar a data de nascimento em cenários de ano bissexto. No entanto, desde 2012, uma lei federal determina que os cartórios registrem a data real de nascimento nos documentos dos recém-nascidos, abolindo essa prática.

Portanto, para aqueles que nascem em 29 de fevereiro, o aniversário ocorre apenas a cada quatro anos. Todavia, esses indivíduos têm a opção de celebrar seus aniversários em 28 de fevereiro ou 1º de março nos anos em que o dia real de seu nascimento não existe.